Oferecer ao cliente a opção de retirar seu produto em um comércio local é uma maneira eficiente de integrar sua loja on-line com lojas físicas, mesmo que sua empresa não possua uma.
Oferecer ao cliente a opção de retirar seu produto em um comércio local é uma maneira eficiente de integrar sua loja on-line com lojas físicas, mesmo que sua empresa não possua uma.
Esse sistema permite que o produto comprado através da internet fique à disposição em lojas locais, chamadas Pontos de Retirada. Isso aumenta a possibilidade de escolha de entrega do produto ao cliente, que poderá optar por buscar pessoalmente a mercadora adquirida em sua loja virtual.
É um sistema que pode apresentar inúmeras vantagens, seja para a empresa que oferece esse serviço, para o consumidor final e até mesmo para o comércio local que serve como Ponto de Retirada.
Diminui o custo de transporte para seu cliente
Durante a experiência de compra on-line muitos consumidores acabam desistindo no processo final, devido ao elevado custo com o transporte da mercadoria. É importante para uma empresa de e-commerce encontrar formas eficientes de reduzir esse custo final ao cliente, sem influenciar no seu lucro, para conseguir alavancar nas vendas.
Em geral, o sistema de logística no Brasil é defasado, mas o sistema de Pontos de Retirada traz um conceito onde essa redução de custo se torna totalmente possível. Através de entregas centradas em um único endereço, o custo com transporte é reduzindo entre 30% a 50% para o consumidor final.
Isso é garantia de satisfação para o cliente e para você, que não verá mais carrinhos sendo abandonados no momento final da compra.
Garante uma entrega satisfatória para seu cliente
A grande vantagem apresentada por consumidores on-line é a praticidade e comodidade de realizar suas compras através da internet. Isso significa que, na grande maioria, esses consumidores são pessoas ocupadas, com uma vida ativa e que realizam suas compras durante uma pausa no trabalho ou no momento de descanso em casa.
Receber o produto em casa parece uma alternativa viável para esse perfil de consumidor, mas na prática não ocorre dessa forma.
Os atuais sistemas de logística de distribuição exigem que, no momento da entrega, o cliente esteja em casa, a fim de receber a mercadoria. Mas essas entregas ocorrem quase sempre em horário comercial, sem uma hora exata definida, tornando inviável a presença do consumidor no momento da entrega.
Esse é um dos maiores problemas com e-commerce e batem recordes de reclamações no Procon. O cliente coloca a culpa de todo e qualquer problema na logística de distribuição na sua empresa, não diferenciando a empresa responsável pelo transporte da empresa da qual ele efetuou a compra do produto.
Isso pode trazer uma imagem muito negativa para a empresa e, caso o comprador decida publicar sua opinião em mídias sociais, o alcance desse desastre pode se tornar ainda maior.
Disponibilizar ao seu cliente, através do sistema de Pontos de Retiradas, a alternativa de retirada do seu produto em pontos distribuídos na cidade, poderá fazer toda a diferença na garantia de uma entrega satisfatória.
A possibilidade de escolha de retirada em vários pontos estrategicamente distribuídos, garantem que seu cliente possa receber o produto de maneira prática, eficiente e sem atrasos, sem que seja necessário desviar de seu caminho usual.
E isso gera um marketing positivo e gratuito para sua empresa, porque da mesma forma que clientes insatisfeitos compartilham suas opiniões em mídias sociais, clientes satisfeitos tendem a ter a mesma atitude.
Transmite segurança para seu cliente efetuar a compra on-line
Para algumas pessoas, a compra através da internet ainda é uma questão que gera desconfiança. Ao permitir que seu cliente retire o produto em um comércio local que ele está familiarizado, você aumenta, indiretamente, a sensação de confiança desse consumidor, que se sentirá mais seguro para realizar a compra.
Outro grande diferencial é a possibilidade de devolver o produto no mesmo local de retirada, caso este venha a ter algum defeito ou não apresente as características esperadas.
O processo de troca das compras on-line, costumam ser outro ponto que acarreta uma visão muito negativa da empresa para o consumidor, que por vezes se vê obrigado a encarrar filas enormes e gastar altos valores para devolver um produto que não o agradou.
Receber um produto diferente do esperado já causa uma sensação de mal-estar. A forma que você lida com isso fará toda a diferença para seu cliente passe por essa experiência de forma menos negativa possível.
Ajuda a atrair consumidores para o comércio local
Além do e-commerce e do consumidor final, o comércio local que serve de Ponto de Retirada também pode se beneficiar com esse serviço, através do aumento do fluxo de pessoas no estabelecimento. Com isso, alguém que inicialmente pretendia apenas retirar um produto já adquirido, pode se tornar um cliente em potencial.
O funil de vendas, conhecido pela maioria dos gestores de negócios, é associado ao conceito de AIDA e defende que, antes de efetivar uma compra, o consumidor passa por quatro processos: Atenção, Intenção, Desejo e Ação.
Talvez a parte mais difícil, principalmente por exigir estratégias com alto custo financeiro, seja atrair a atenção do cliente em potencial, para que, dessa forma, o comércio tenha a oportunidade de apresentar seus produtos para posteriormente dar sequência as demais partes do processo.
Tornar-se um parceiro garante que uma quantidade maior de pessoas tenham contato com o produto do comércio local, facilitando que a primeira etapa do funil de vendas seja efetivada com maior sucesso e sem qualquer custo.
É um sistema que apresenta benefícios para todos os envolvidos, visto que, ao mesmo tempo que o comércio local é capaz de alavancar as vendas do e-commerce, o e-commerce consegue levar mais clientes ao comércio local.
O sistema de Pontos de Retirada é muito utilizado por toda a Europa e Estados Unidos, sendo uma das formas de entrega preferidas por quase metade dos consumidores. E no Brasil começa a ser utilizado pela startup Pegaki.
Fonte: Administradores