Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Para onde vai o blockchain no varejo?

Caio Camargo de Caio Camargo
23 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das perguntas mais intrigantes dos últimos tempos em termos de tecnologia para o varejo está sobre o papel do blockchain e qual será seu impacto nos negócios. O blockchain é algo vantajoso para o varejo?

Durante a 108ª edição do NRF Retail’s Big Show, em Nova York, um interessante painel sobre o assunto procurou, se não definir, ao menos contextualizar esse novo papel.

Uma das melhores definições, dada por Ken Seiff, da Blockchain Ventures, companhia com investimentos em diversas novas empresas e startups nessa área, é que o blockchain, nesse momento, está para nós como a internet no começo dos anos 90: se apenas poucos sabiam explicá-la, menos ainda entendiam ainda seu real potencial. Em contrapartida, mesmo que alguém já tivesse ideia do que a internet poderia se tornar hoje, não teria as ferramentas ou a infraestrutura necessária. Os consumidores, por exemplo, tinham pouca velocidade de acesso, e este ainda era caro e limitado. Quem não se lembra do início da internet discada, quando a assinatura era limitada em pacotes de horas, e não dados como hoje?

John Wantz, CEO da Every*, empresa que está se destacando no desenvolvimento de protocolos e que já foi parte do time de inovação da Target, foi além: “Ainda estamos falando sobre cavalos velozes. Teremos carros.”, lembrando a célebre frase de Henry Ford, explicando o que estava sendo dito hoje sobre o assunto.

Mas se as explicações pareciam ainda superficiais ou teóricas demais, foram os exemplos do emprego da tecnologia citados por David Bouffard, VP da Signet Jewelers, hoje a maior varejista de jóias com diamantes do mundo, que deu uma pista do que está por vir.

No ramo da joalheria, informações como a origem ou autenticidade são de extrema importância, e a tecnologia criptografada do blockchain se torna uma forte validação sobre o tema, senão a principal desde já.

No ramo do varejo, o tema do propósito, também tem sido ligado muito à origem dos produtos, ou como estes são produzidos ou extraídos da natureza. Empresas no Brasil como a Natura já vem investindo pesadamente na tecnologia, buscando ter o controle de toda a cadeia de supply chain, desde a origem, obedecendo aos valores da marca, chegando até as mãos do consumidor.

E não se trata apenas de propósito, mas também de negócios. No mundo de hoje, descobrir que uma marca dita “sustentável” tem a origem de sua matéria prima de forma irregular ou fora dos padrões desejados pela empresa e seus consumidores pode ser fatal aos negócios.

Marcas de vestuário brasileira já sofreram com denúncias de trabalho escravo, mesmo quando o trabalho era algo fora de seu controle, em produções terceirizadas por empresas contratadas. O uso da tecnologia talvez possa ser uma forma de encontrar algum caminho para a resolução deste tipo de problema.

Talvez o blockchain em si se torne uma patente necessária para as marcas que também produzem, ou no mínimo, uma espécie de controle de qualidade para aquelas que sejam apenas distribuidoras de produtos já produzidos ou industrializados. Mais do que uma conversa entre empresas, essa conversa poderá chegar ao consumidor mais antenado e se tornar um dos elementos de escolha em suas compras.

O fato é que, embora tudo isso já comece a acontecer, o mundo em si ainda está dando os primeiros passos sobre a tecnologia e seu uso. Conforme disseram os especialistas, alguns protocolos só vão estar prontos realmente daqui a 2 ou 3 anos.

A dica é buscar mais informações desde já, entendendo se o blockchain irá fazer sentido ou não para o seu negócio. Se os analistas estiverem corretos, daqui a 2 ou 3 anos, não será uma opção, mas algo vital para algumas empresas. Talvez um assunto quente na 110ª edição do NRF. Veremos.

O que acontece em Nova Iorque não fica em Nova Iorque!

RETAIL TRENDS PÓS NRF 2019

Confira os principais insights e conceitos apresentados durante a NRF Retail’s Big Show 2019. O evento traz um conteúdo exclusivo sob a curadoria dos especialistas do Grupo GS& que estiveram em Nova Iorque e traduzem para o público nacional a melhor forma de aplicar as tendências e novidades mundiais na realidade brasileira.

Saiba mais em: www.retailtrends.com.br

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Beleza, moda e informática concentram as maiores vendas do e-commerce

Próxima Postagem

Amazon abre em Cajamar seu primeiro centro de distribuição na América do Sul

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Amazon abre em Cajamar seu primeiro centro de distribuição na América do Sul

Amazon abre em Cajamar seu primeiro centro de distribuição na América do Sul

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.