O ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA), está instável na manhã desta quinta-feira, 23, conforme relatos de usuários do X (antigo Twitter). Até o momento, as informações apontam para uma falha na interface de programação de aplicativos (API) da plataforma, por volta das 8h50.
A desenvolvedora da ferramenta, OpenAI, disse já ter iniciado a correção da falha.
Segundo o site DownDetector – sistema de identificação de falhas e problemas em serviços virtuais -, o problema central estava na versão web da IA.
Na versão para aparelho portátil, o aplicativo do ChatGPT apresenta lentidão na execução de comandos. A queda na ferramenta foi relatada por usuários em diferentes países na rede de Elon Musk.
A página inicial da plataforma exibe um alerta de “bad gateway”, geralmente associado à sobrecarga do servidor devido, por exemplo, ao excesso de tráfego.
Dona do ChatGPT lança ferramenta de busca e ameaça o Google
A OpenAI está pronta para competir com o Google no principal terreno da gigante. A dona do ChatGPT anunciou seu site de buscas próprio, o SearchGPT, que vai permitir que usuários façam pesquisas de textos, sites e imagens por Inteligência Artificial (IA).
O site, que será independente do ChatGPT, é semelhante a outros canais de busca, com uma barra de pesquisa para que os usuários possam digitar suas dúvidas. Um dos recursos que a ferramenta traz – e que difere do que o Google faz atualmente – é um campo de contexto. Ou seja, a cada nova busca, a ferramenta acumula o conhecimento de buscas anteriores, algo que se assemelha ao diálogo entre duas pessoas.
Isso é possível por conta da janela de contexto que a IA possui, que cria uma espécie de memória do que foi buscado pelo usuário. A empresa não informou, porém, o tamanho dessa janela que pode ser entendida pela IA. Atualmente, o GPT-4 tem uma janela de contexto de cerca de 128 mil tokens (pedacinhos de palavras).
Com informações de Estadão Conteúdo (Mateus Cerqueira).
Imagem: Shutterstock