Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Velhos problemas, novas soluções

Redação de Redação
23 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Artur Motta*

Não há uma reunião de empresários, um almoço entre executivos ou uma capa de jornal em que a crise e as dificuldades do cenário brasileiro não sejam destacados. Falar do lado negativo é sempre muito fácil e identificar “culpados” externos é reconfortante. Entretanto, como líderes, devemos adotar uma postura positiva, conduzindo nossas organizações através das tempestades.

Na sequência, relatarei algumas inciativas visando promover um debate que permita novas visões e motive as organizações a atitudes diferenciadas.

Alguns dos problemas que enfrentamos são velhos conhecidos dos brasileiros mas com diferenças: o potencial de inovação e reação, a maturidade empresarial, a estabilidade econômica, o equilíbrio social, a relevância internacional, entre outros, são muito superiores.

A crise de consumo é divulgada massivamente na mídia, resultando na constatação, pelo IBGE, de uma retração de 1,2% nas vendas do varejo no primeiro bimestre do ano. O Pão de Açúcar não se deixou intimidar pelas notícias e, pensando diferente, realizou, às vésperas da Semana Santa, uma ação promocional com cervejas Premium. Além de um bom resultado de vendas, houve uma grande repercussão da promoção nas redes sociais. A iniciativa, negociada com 14 fornecedores, focou um mercado ainda pouco explorado e que vem apresentando crescimento acelerado no Brasil.

Já passamos por outros cenários conturbados onde a atitude de rever gastos é primordial. Atualmente, a metodologia de Orçamento Base Zero (OBZ), já está consolidada e sua aplicação possui inúmeros defensores. Não por acaso, seus conceitos são instituídos nas operações da 3G Capital e já estão sendo adotados na recém formada gigante Kraft Heinz Company.

A falta d’agua é outra preocupação que atinge de forma diferenciada algumas regiões do País. Reutilizar a água da chuva, minimizar o fluxo nos sanitários são atitudes básicas já realizadas por vários empresários, mas é preciso inovação para lograr diferencial. O restaurante localizado no Estádio do Morumbi do São Paulo Futebol Clube adquiriu uma recicladora de lixo orgânico que isola a água dos alimentos. Essa água pode ser utilizada para lavagem diária do piso e sanitários. Outros estabelecimentos trocaram maquinário permanente para a elaboração de alimentos por outros descartáveis, eliminando o uso de água.

Em 2001/2002 enfrentamos a “Crise do Apagão”, onde a escassez de energia elétrica ameaçou o País de blecautes. Foram realizadas campanhas de consumo consciente, comitês de crise nas organizações, trocas massivas de lâmpadas incandescentes e outras ações nos levaram a superar o problema. Iniciativas semelhantes devem ser conduzidas nessa nova crise, havendo espaço para as novas lâmpadas LED, ainda mais econômicas, e investimentos na modernização da operação, adquirindo equipamentos mais eficientes. Alguns estudos recentes afirmam que a energia solar já é financeiramente viável em 23 estados.

Outras alternativa muito comum em época de vacas magras no varejo é a revisão de processos. O crescimento obtido nas últimas décadas resultou em algumas operações inchadas e com oportunidade para ganhos de produtividade. O presidente da Cielo, Rômulo Dias, orienta: “buscar eficiência operacional é uma preocupação constante. Num cenário desafiador, é crucial.”

Atualmente, há a possibilidade de rever os processos e aplicar tecnologia para otimizá-los. O relatório Cisco Customer Experience Report indica que 65% dos brasileiros gostaria de terminais de auto atendimento para não ter que esperar na fila, podendo reduzir em ate 20% o tempo de caixa. As empresas aéreas estão bem avançadas nesse processo, disponibilizando os terminais de autoatendimento e desenvolvendo aplicativos para celular.

Uma das formas mais frequentes de inovação no varejo é a busca de novos formatos de loja. Essa alternativa ganhou reforço após a última NRF onde a loja física foi exaltada como ponto de experimentação, de educação, de treinamento, de experiência, de relacionamento, entre outros. A complementariedade dos canais resultaria em aumento na performance de vendas. A importância da loja física é reforçada, inclusive, por operações tipicamente virtuais como a da Google, que abriu em março uma loja em Londres ou a Dafiti, que inaugurou uma loja temporária na Rua Oscar Freire, com 400 m².

Há várias ferramentas e metodologias disponíveis e ainda pouco exploradas pelo varejo brasileiro como o Product Lifecycle Management (PLM) e Gestão Dinâmica de Categoria por inteligência artificial. Alguns empresários ficam paralisados em épocas de crise, enquanto outros buscam investir e inovar. O fundador da GVT, Amos Genish em sua recente entrevista à Época Negócios afirma: “Agora é hora de investir e deixar os pessimistas irem para Miami”.

*Artur Motta ([email protected]) é diretor de Consultoria da GS&AGR Consultores.

Postagem anterior

Sinal vermelho até para estoicos

Próxima Postagem

Especialista norte-americano em estratégia é confirmado no LATAM Retail Show

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem

Especialista norte-americano em estratégia é confirmado no LATAM Retail Show

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.