Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Fraudes em tempos de pandemia

Marcelo Honda de Marcelo Honda
23 de abril de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
fraude no ecommerce

Incertezas. Este é um sentimento que predomina atualmente; seja no âmbito do mercado financeiro, comércio, consumidores, mas principalmente, no âmbito humano.

Alguns evitam a todo custo, porque afinal “não seria tão grave assim”, mas este é um pensamento que vem perdendo o número de adeptos. A preocupação em tempos de coronavírus tem se alastrado, e a incerteza predomina. Empregos, salários, hospitais, avanço da doença, pânico e isolamento…

Em meio a tudo isso, perguntas e mais perguntas são geradas. E a busca por informações cresce tanto quanto elas. É nesse momento de incerteza dominante em que nos encontramos mais vulneráveis. O excesso da informação, e ao mesmo tempo a dúvida sobre ela, acaba levando os usuários a buscarem e acreditarem em fontes diversas.

Somando-se a isso, por conta das restrições e recomendações de isolamento social, as compras por e-commerce consequentemente aumentaram. Até o dia 18/03 foi constatado um aumento de 30,5% no volume de pedidos online na comparação com o mesmo período do ano passado. Órgãos de segurança de todo o mundo tem alertado à população, mas os golpes no âmbito digital têm aumentado a cada dia mais devido aos fatores citados. O que hoje é uma questão de sobrevivência e necessidade comum, alguns veem como oportunidade.

Um exemplo claro, vimos na semana passada, de forma nacional, quando o General Augusto Heleno, por um descuido, publicou um exame com seus dados pessoais expostos. Além dos inúmeros memes na rede, alguns internautas alegaram usar os dados do Chefe do Gabinete de Segurança Institucional para assinar serviços de streaming, realizar cadastros em partidos políticos, times de futebol e até como mesário e, ainda, marcar consultas médicas.

Recentemente entrei em contato com um estudo sobre fraudes no Brasil, o Mapa da Fraude no país, e aproveito aqui para compartilhar alguns dados para uma análise conjunta. Em 2019, foram mais de R$ 3,6 mil em tentativas de fraude por minuto, e a cada R$ 100 em compras realizadas, R$3,47, em média, foram tentativas de fraudes. Nesse mesmo estudo ainda foi constatado que os crimes foram cometidos majoritariamente em dias de semana, com um ticket médio de R$ 1.000.

Porém hoje, o cenário se alterou um pouco pelo que podemos ver. O artifício que antes era a oferta de preços muito baixos ou anúncios de quantidade limitada de produtos, para incentivar a compra impulsiva e sem muita atenção do usuário, hoje se tornou a busca e a incerteza de informações de saúde.

Na República Tcheca, um hospital habilitado para testes do coronavírus sofreu um ataque de hackers e foi obrigado a interromper o funcionamento da sua rede de computadores. Nos Estados Unidos, as autoridades estão alertando a respeito de fraudes que solicitam doações para instituições de caridade falsas, desviando dinheiro para criminosos em vez de contribuir com o combate à doença. Na Itália, a população está recebendo e-mails com supostas dicas de um médico da Organização Mundial da Saúde (OMS). Se for aberto, o anexo pode instalar um vírus ladrão de senhas bancárias. Já no Japão, os e-mails fraudulentos alegam que o documento em anexo teria informações sobre os locais onde a doença está se espalhando. Caso seja aberto, o arquivo instala um vírus que rouba informações e deixa o computador vulnerável a hackers.

No Brasil o caminho não parece estar diferente, o mais famoso atualmente seria um aplicativo, Covid-19 Tracker, que, ao ser baixado, implanta um vírus que bloqueia o uso do smartphone e para o desbloqueio é exigido um pagamento de US$ 100 (cerca de R$ 500) em Bitcoin. Um outro método que tem sido utilizado por hackers é a divulgação de um mapa com informações sobre o Covid-19 em um programa de computador. O mapa é real, porém sua fonte original é no site da Universidade John Hopkins, não em um programa, não é necessário baixar nada em seu computador. Além disso, e-mails com supostas informações do vírus e sites vendendo vacinas também estão sendo utilizados como artifícios para roubar senhas dos usuários.

Todas essas notícias nos fazem reavaliar o quão vulnerável estamos, no âmbito emocional, e dos próprios dados. A cada dia temos mais sede de informações, e acabamos deixando de lado o cuidado. O que aconteceu com o General, por ora não parece tão grave, mas as consequências finais só termos como saber a longo prazo. Não precisamos passar por isso.

Abaixo tomei a liberdade de expor alguns dos procedimentos para ficarmos mais atentos e não aumentarmos esse percentual de fraudes nesse período em que nossa preocupação e incerteza já tem motivos maiores para existirem.

Precauções:

– No caso de compra, suspeite se o desconto for muito maior no boleto, pois dessa forma a dificuldade em contestar a compra posteriormente é maior e o dinheiro vai direto para a conta do fraudador;

– Averiguar se o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web, sites que possuem, tem suas informações criptografadas, o que aumenta a segurança dos dados informados;

– Verificar se há um ícone com referência a um cadeado na parte inferior do navegador;

– Não revelar informações pessoais ou financeiras por e-mail e nem responder a e-mails que solicitem essas informações;

– Sobre a Covid-19: Ter cuidado ao interagir com qualquer e-mail, anexo ou link relacionado ao assunto.

– Verificar a autenticidade de uma instituição de caridade antes de realizar uma doação.

– Como uma última observação: O aplicativo oficial para acompanhar as notícias sobre o coronavírus no Brasil é o Coronavírus-SUS, e qualquer dúvida deve-se ligar para o número 136, do Disque Saúde.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

IKEA abre metade das lojas em Israel após o fechamento por coronavírus

Próxima Postagem

Levantamento feito pelo Sebrae mostra aumento no faturamento das empresas

Marcelo Honda

Marcelo Honda

Marcelo Honda é diretor da Oiti Technologies, empresa parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”. Nasceu com a missão de oferecer soluções inovadoras feitas para tornar a vida das pessoas ainda mais práticas e as relações mais confiáveis.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
faturamento das empresas

Levantamento feito pelo Sebrae mostra aumento no faturamento das empresas

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.