O Sebrae Rio Grande do Sul vai lançar nesta quinta-feira, 24, a Loja Tela, um ambiente de experimentação voltado para micro e pequenas empresas testarem tecnologias, experiências e estratégias de venda no varejo físico. Localizado no terceiro andar do Praia de Belas Shopping, em Porto Alege, o espaço funcionará como laboratório de varejo e plataforma para exposição de marcas gaúchas dos setores de moda, bem-estar, alimentos e design.
O projeto é estruturado sob conceito omnichannel e permitirá que empreendedores testem práticas aplicadas nos principais fóruns internacionais de varejo. Na primeira fase, 23 marcas participam da curadoria. Um novo ciclo de inscrições será aberto a cada seis meses.
“O consumidor quer muito mais do que produtos durante uma compra, então a necessidade de oferecer experiências que estabeleçam conexões emocionais faz parte dos desafios do varejo. Pensando nisso o Sebrae RS traz ao mercado a Loja Tela. Nosso objetivo é ensinar as marcas que estão hospedadas como criar esses momentos de conexão que são necessários. Além disso, permitiremos que os empreendedores testem novas estratégias de vendas e tecnologias, que antes talvez não estivessem ao seu alcance, para então ganharem em novos mercados”, afirma Ariel Berti, diretor técnico do Sebrae RS.
“O conceito da Loja Tela baseia-se em um espaço híbrido e mutante, para testar estratégias de competitividade no varejo e potencializar pequenos negócios gaúchos. Uma tela em branco para o empresário desenhar e se conectar com o futuro do varejo”, afirma Fabiano Zortéa, especialista em varejo do Sebrae RS.
A escolha do Praia de Belas Shopping foi estratégica, segundo o Sebrae RS, por seu fluxo mensal estimado em 700 mil visitantes e sua posição como polo comercial em Porto Alegre. A loja pretende equilibrar práticas inovadoras e elementos tradicionais do varejo, proporcionando experiências físicas de compra em um momento em que 57% dos consumidores globais ainda preferem ver e tocar os produtos antes de adquiri-los, conforme o relatório EY Future Consumer.
Imagem: Shutterstock