Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Os significados do novo conceito Apple

Redação de Redação
23 de maio de 2016
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

O formato que a Apple acaba de inaugurar na emblemática Union Square, em São Francisco (EUA), é muito mais do que uma loja e igualmente repleta de simbolismos envolvendo sua proposta que, como tudo que a empresa lança, deveria ser entendido.

Em primeiro lugar, a própria localização, numa área-destino em São Francisco na Califórnia, se tornou referência global no mundo digital, substituindo uma antiga loja poucas quadras distante na Stockton Street, fechada um dia  antes da abertura da nova loja. Uma localização icônica, integrada num espaço urbano diferenciado para uma marca idem.

As inovações da nova proposta vão muito além da ideia de um novo projeto de loja, pois incluem uma visão ambiciosa tornada realidade da transformação de antigos pontos de vendas em um espaço destinado ao relacionamento da marca com seus consumidores, interação, informação, experiências, serviços, entretenimento, lazer e até venda de produtos.

Definitivamente tentar avaliar o desempenho dessa unidade por suas vendas ou lucro por m² poderá ser subestimar sua importância, pois já antes da abertura, seguindo as mesmas práticas usadas no lançamento de seus produtos, o novo conceito se transformou em notícia no mundo todo por suas propostas.

Dentre elas, a ideia da The Avenue, espaço central onde os seus funcionários, identificados como “Creative Pros”, ajudam os visitantes, não necessariamente consumidores neste momento, a esclarecer dúvidas, encontrar informações e relacionarem-se com a marca, seus produtos e serviços.

Um elemento que tem sido menos divulgado, e que está tratado de forma diferenciada nessa unidade, é a área de serviços oferecidos, pagos ou não, para o mundo empresarial. Na loja que acaba de ser inaugurada existe um espaço, Boardroom, destinado a cursos, palestras e apresentações para esse segmento empresarial.

É importante lembrar que a Apple foi uma das precursoras na venda de serviços no varejo com seus diferentes programas com diversas alternativas de contratação que permitem a contratação de pacotes de serviços que vão de informação, atualização e manutenção de equipamentos a aulas e consultoria.

Especialmente para empresas individuais ou de pequeno e médio porte nessa loja está criado e batizado um espaço específico para ampliar essa oferta de serviços.

Outra importante inovação conceitual, em linha com sua proposta de produtos, é o The Forum, espaço onde artistas, fotógrafos, músicos e gamers, entre outros, poderão mostrar seu trabalho, relacionando-se diretamente com o público e criando um ambiente de interação e informação e valorizando sua característica de espaço-destino onde até se pode comprar produtos e serviços da marca.

O antigo, porém inovador conceito do Genius Bar, área de orientação para clientes, foi reinventado e se transformou no Genius Grove, espaço agora arborizado e com um ambiente ainda mais agradável onde, com hora marcada, em grandes mesas, os especialistas, os Genius, poderão esclarecer dúvidas.

É o avanço do antigo conceito de loja para um ponto de permanente de interação e atualização sobre a marca, produtos e serviços.

Talvez a mais ambiciosa proposta do novo conceito em linha com sua visão de um espaço diferenciado, seja o The Plaza, um espaço no fundo da loja, com entrada independente, totalmente arborizado, aberto 24/7 e com wi-gratuito e onde foi mantida uma fonte de uma escultora local, Ruth Asawa, existente desde 1969, que foi parte do acordo para a autorização de transformação desse espaço. Nessa área também poderão acontecer os Today at Apple, com apresentações artísticas e musicais, criando um espaço de convívio, atualização e entretenimento.

Ao lançar esse novo conceito em São Francisco a Apple está mais uma vez avançando em suas propostas e associando a marca a tudo que é inovador e disruptivo, agora em loja física e, da mesma forma como sempre faz na área de produtos e serviços, estabelece novos paradigmas que se transformam imediatamente em benchmarking global.

*Marcos Gouvêa de Souza é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Postagem anterior

No LATAM Retail Show participante conhece projeto A Loja do Futuro

Próxima Postagem

Motivo para ação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Motivo para ação

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.