Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Parque do Ibirapuera ensina como turbinar resultados com patrocínios e ativações de marcas

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
23 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Parque do Ibirapuera ensina como turbinar resultados com patrocínios e ativações de marcas

No último final de semana, o Parque do Ibirapuera foi invadido por uma multidão com perfil bem diferente dos esportistas e famílias que costumam frequentar o local. Democraticamente, jovens, amantes de música, pais com crianças e tutores de pets dividiram os espaços destinados ao C6 Fest, importante evento de música contemporânea, patrocinado pelo banco digital, que aconteceu dentro do parque.

Locar espaços para eventos como esse e fechar patrocínios com empresas interessadas em falar com os usuários do Ibirapuera. Essas são as principais fontes de receita da Urbia, empresa que administra o parque desde outubro de 2020. Os números, impressionantes, ajudam, é claro. São cerca de 5 milhões de pessoas, que geram cerca de 17 milhões de visitas ao Ibirapuera por ano.

Muitos patrocínios estão conectados às melhorias que o parque exigia quando a Urbia ganhou a concessão. A reforma de vários espaços esportivos, por exemplo, foi bancada com recursos da Nike. A Renault patrocina a recuperação e manutenção das quadras de tênis de saibro. O cachorródromo foi criado em conjunto com a Petlove.

A coleta e tratamento do lixo têm o apoio da Braskem. E as quadras multiesportivas ganharam a chancela de Gatorade. A Ambev ganhou o direito de ser a fornecedora oficial das bebidas vendidas no parque – até ambulantes precisam cumprir o acordo de exclusividade. Com isso, o Natal do Ibirapuera deixou de ter a parceria da Coca-Cola. Oportunidade que foi abraçada de imediato pelo Nubank, Kibon e 3 Corações, no ano passado. A fila anda.

Falando em alimentação, as opções de comida disponíveis eram o item com pior avaliação por parte dos frequentadores do parque, segundo pesquisa feita pela Urbia. Por isso, lanchonetes que vendiam produtos sem sabor foram substituídas por operações modernas.

Além disso, restaurantes de qualidade, como o Selvagem, ocuparam espaços antes destinados a outras atividades. E vem mais por aí. O lugar da antiga caixa d’agua vai receber o Bar da Corona. Uma área, perto do portão 5, está sendo preparada para abrigar, em breve, uma unidade do italiano Bottega Bernacca. No ano que vem outros três restaurantes serão inaugurados, na marquise, perto das figueiras e na serraria.

Reaproveitamento de espaços, aliás, é algo que a Urbia faz muito bem. O show room da Centauro, onde os interessados podem pegar emprestado artigos esportivos e conhecer melhor a marca, foi construído na antiga sede do parque. Um hub de saúde holística, voltada para nutrição, fisioterapia e bem-estar, com 1.000 m², está sendo planejado para outra área subutilizada do parque.

E assim o Ibirapuera vai aos poucos ganhando ares de um shopping a céu aberto, cercado de muito verde. Mas ele é um shopping diferente, já que não vende produtos. A ideia é investir em serviço, de preferência ligados ao perfil dos frequentadores, e alimentação.

Ao mesmo tempo, o parque procura garantir conforto e segurança dos usuários. Os banheiros, por exemplo, já estão sendo reformados e uma central de controle operacional vigia permanentemente o local, para detectar incidentes e direcionar apoio, quando necessário.

Explorar criativamente as diferentes áreas do Ibirapuera é um dos legados que a Urbia oferece, não apenas para o setor de parques, mas para o mercado como um todo. As receitas de locação de operações voltadas para alimentos e bebidas não são tão significativas no resultado do Ibirapuera. Há ainda ingressos provenientes da exploração do estacionamento e de telas de publicidade. Mas a maior parte vem mesmo dos patrocínios e ativações de marca.

A Urbia também opera outros parques naturais, como o da Cantareira, em São Paulo, e o das Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Porém, nesses locais, o modelo de negócio é diferente, mais centrado na venda de ingressos. Estudo divulgado recentemente pelo Sindepat, associação que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil, indica que os parques naturais respondem por 13% do faturamento do setor.

A imensa maioria dos 43 parques privados ou sob concessão no País, identificados pelo estudo, tem características diferentes do modelo implantado pela Urbia no Ibirapuera, um imenso complexo de quase 1,6 milhão de metros quadrados, implantado no meio de uma cidade como São Paulo.

O Parque do Ibirapuera é único. E tem importantes lições a ensinar a outros polos, como shopping centers, por exemplo, sobre como explorar a conexão entre seu público e as marcas, cada vez mais necessitadas de diversificar suas iniciativas de marketing.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Divulgação

 

Postagem anterior

Com espaços de experimentação, Dexco terá megaflagship em São Paulo

Próxima Postagem

Shein e Shopee destacam “nacionalização” das operações no Brasil no 1° dia do Digitail

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Shein e Shopee destacam "nacionalização" das operações no Brasil no 1° dia do Digitail

Shein e Shopee destacam "nacionalização" das operações no Brasil no 1° dia do Digitail

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.