Oito em cada dez restaurantes esperam faturar mais no Dia dos Namorados neste ano, na comparação com a mesma data do ano passado. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a maioria projeta um crescimento de até 20%.
Ainda de acordo com a Abrasel, a adesão à data é quase unânime: 95% vão abrir as portas, sendo que 1% fará isso exclusivamente para a ocasião. Outros 5% não vão funcionar ou ainda não decidiram.
Para aproveitar melhor o potencial da data, a Abrasel lançou a campanha Semana dos Namorados. A associação está incentivando os estabelecimentos a ampliarem a programação além do tradicional jantar romântico do dia 12 de junho. A iniciativa inclui uma cartilha com orientações para aumentar o faturamento, com foco em ações como capacitação de funcionários e ambientação. O material está disponível no site da associação.
“O Dia dos Namorados é, historicamente, o dia de maior movimento nos bares e restaurantes, marcado por filas e casas lotadas. Ao incentivar comemorações ao longo de toda a semana, queremos oferecer aos casais uma experiência mais tranquila e prazerosa, com conforto, privacidade e um atendimento ainda mais dedicado por parte das equipes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Sinais de recuperação
O cenário que antecede o Dia dos Namorados já mostra sinais de recuperação. Segundo a Abrasel, em abril, 40% das empresas do setor registraram lucro, enquanto outros 40% conseguiram equilibrar suas contas e 19% registraram prejuízo. Os dados apontam para um segmento que, embora ainda pressionado por custos e instabilidade econômica, está mais fortalecido do que em anos anteriores.
Uma das estratégias para preservar a clientela, de acordo com a Abrasel, tem sido reajustar os preços de forma moderada. Segundo a pesquisa, nos últimos 12 meses, 60% dos bares e restaurantes ajustaram os cardápios dentro ou abaixo da inflação, enquanto 34% não fizeram qualquer reajuste. Apenas 6% aplicaram aumentos superiores ao índice oficial.
“Há uma preocupação constante em manter o negócio viável sem afastar o consumidor. O setor está mais atento à necessidade de equilibrar rentabilidade e competitividade”, avalia Solmucci. “O Dia dos Namorados funciona como um termômetro desse equilíbrio: quando bem planejada, a data pode impulsionar o faturamento e ajudar a reduzir o impacto de desafios econômicos, como a inflação, no caixa dos estabelecimentos”, conclui.
Imagem: Envato