O Grupo Carrefour Brasil divulgou seu Relatório de Sustentabilidade referente a 2019, em um webinar que contou com a presença do CEO da companhia, Noël Prioux, do vice-presidente de Relações Institucionais, Stéphane Engelhard, do head de Sustentabilidade, Lucio Vicente, e do CEO do Atacadão, Roberto Müssnich. Além da apresentação dos principais resultados da empresa, registrados no relatório, o evento trouxe um debate sobre a relação com pequenos produtores e a sustentabilidade no campo.
A importância de atuar junto às cadeias produtivas, engajando os produtores rurais para o melhor manejo ambiental e oferecendo aos clientes a chance de conhecer a origem dos alimentos que consomem e como são produzidos foi destacada na abertura do debate. “É uma maneira de colaborarmos para o desenvolvimento sustentável, preparando a sociedade para o consumo consciente e agregando transparência nas relações”, avaliou o CEO da companhia, Noël Prioux.
Os produtores parceiros do Grupo Carrefour Brasil que foram convidados para o evento – José Luiz Correa, da Bananas Correa, e André Leme, da Morangos da Serra – chamaram a atenção sobre a importância de o agricultor sempre aprimorar suas práticas socioambientais, oferecendo alimentos com cultivo responsável, e sobre a relação de parceria com o atacado e varejo, que oferece oportunidades de expansão dos negócios.
Para o chef Edson Leite, da Gastronomia Periférica, que também participou da conversa, é fundamental valorizar o pequeno produtor rural. “Ele é da periferia e é o responsável pela comida fresca que chega à mesa dos consumidores nos grandes centros urbanos”, comentou.
O investimento em produção local, que gera oportunidade para os pequenos agricultores, também foi ressaltado no debate como um diferencial na estratégia corporativa. “Apostamos em relações duradouras, que geram valor para os negócios e para os fornecedores”, pontuou Roberto Müssnich, CEO do Atacadão.
Já sobre o relatório de sustentabilidade 2019, Lucio Vicente, Head de Sustentabailidade do grupo, Marie Tarrisse, gerente de Sustentabilidade da companhia, e Cristiane Rodrigues, coordenadora de sustentabilidade do grupo, ressaltaram os avanços nas práticas de responsabilidade socioambiental – principalmente, as ações de economia circular e os projetos sociais norteados pela transição alimentar. “A pesquisa online de materialidade realizada nessa edição e o relatório em versão gibi, documento em versão didática e lúdica, também foram conquistas importantes”, informou o executivo.
O investimento em projetos contínuos de capacitação e geração de renda, bem como o plano emergencial adotado durante a pandemia, com a doação de 500 mil cestas básicas a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, ainda foram mencionados. “É o momento de ajudar quem mais precisa”, analisou Stéphane Engelhard, vice-presidente de Relações Institucionais.
Outros destaques do relatório – como o amadurecimento do Act For Food, movimento global da companhia que visa a democratizar o acesso a uma alimentação de qualidade, bem como a meta do grupo de ter 100% de suas embalagens de marca própria reformuladas até 2025, e o empenho em mitigar gases de efeito estufa, com um programa que envolve a redução de CO2 na logística de transportes – também foram citados.
O Relatório de Sustentabilidade 2019 do Grupo Carrefour Brasil pode ser baixado no link: https://www.carrefour.com.br/institucional/sustentabilidade.
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