A edição de 2023 do Latam Retail Show, o mais relevante evento B2B de varejo e consumo da América Latina, contará com mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 100 horas de conteúdo pago e gratuito e a apresentação de pelo menos sete pesquisas inéditas. O evento será realizado entre 19 e 21 de setembro no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. Um cerimônia de lançamento para o mercado foi realizada nesta quinta, 22 de junho, também na capital paulista.
As palestras e painéis abordarão três linhas temáticas: Desafios do Agora, Imagin(ação) para o Futuro e Olhar para as Pessoas. Os destaques incluem a CEO do GDR Creative Intelligence, Kate Ancketill; o fundador da NP Digital, Neil Patel; o fundador e CEO da Web3 NYC Gallery, Nick Rotola; a gerente de Centros Comerciais do Grupo Êxito, Juanita Gutierre; head de Gestão de Ativos da Merlin Properties, Victor Fernandez Zapata; o vice-presidente sênior do Mercado Livre Brasil, Fernando Yunes; a fundadora e Managing Director do Compra Agora, Thaise Hagge; o diretor de Business Intelligence da Unilever, Rafa Andreatta; o diretor Sênior de Digital e Comércio Eletrônico da Samsung, Frederico Mardegan; o diretor de Novos Negócios e Logística do Alibaba, William Tang; a diretora-executiva de Gestão de Pessoas do Magalu, Patrícia Pugas; e a diretora de Abastecimento da Leroy Merlin, Bruna Cazelato.
O diretor-geral e fundador da Gouvêa Ecosystem, Marcos Gouvêa, ressalta que o macrotema do evento serão os desafios que o varejo enfrenta em sua jornada. “Nesta edição do Latam Retail Show, teremos a oportunidade de explorar soluções inovadoras e vislumbrar o futuro do setor. Vamos entender as tendências emergentes, adaptar-nos às mudanças e transformar o varejo em uma experiência cativante e tecnologicamente avançada. O evento será o palco ideal para impulsionar o setor rumo a um futuro próspero e emocionante, em todos os formatos de loja, categorias de produtos, canais de venda e modelos de negócios, no qual a criatividade e a inovação se encontram para criar a próxima era do varejo”, complementa.
Pesquisas inéditas e premiações
Pelo menos sete estudos serão apresentados no Latam Retail Show: Consumidor do Amanhã, produzido pela Mosaiclab; Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores, desenvolvido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV); Previsão dos compradores 2023, elaborado pela WGSN; Diálogos Regionais, realizado pela Globo; Censo Brasileiro de Strip Malls 2023 – A Anatomia e Fatores Críticos de Sucesso, desenvolvido Abmalls; Pulse 06 da Global Consumer Insights, realizado pela PWC; e Experience Awards 2023 – Edição Varejo.
Pelo segundo ano consecutivo, o Latam Retail Show realizará o prêmio Experience Awards, em parceria com a SoluCX. A premiação reconhece as empresas que oferecem a melhor experiência do cliente no mercado brasileiro de varejo e consumo na visão dos consumidores. Serão 20 categorias: Restaurantes, Aplicativos de Delivery, Supermercados, Materiais de Construção, Marketplaces, Pet, Drogarias, Shoppings e Franquias, entre outras. O anúncio dos vencedores será realizado em cerimônia especial dentro do Latam Retail Show.
Outra novidade da 8ª edição do Latam Retail Show será o evento “1º Encontro de Varejo e Consumo para uma Proposta para a Nação”, que tem o objetivo de apresentar propostas para desenvolver o setor varejista e os fornecedores de produtos e serviços e beneficiar a indústria como um todo. Além disso, será realizada a 3ª edição do Fórum IDV – Desenvolvendo o ESG no Varejo e Consumo e o Foodbiz Summit, idealizado em parceria com Instituto Foodservice Brasil (IFB).
Prêmio RDI e Study Tour
O lançamento oficial da 8ª edição do Latam Retail Show também contou com o anúncio do prêmio Retail of Tomorrow, do Retail Design Institute Brasil, concurso de ideias, pensamentos e novos conceitos de loja em 2033 que tragam possíveis caminhos e fomentem a discussão de soluções criativas para espaços comerciais diante de um cenário de muita intensidade de avanços tecnológicos, de comunicação e com a urgência em reduzir o impacto ambiental da atividade.
Outra atração anunciada foi o Study Tour, que tem como objetivo trazer a experiência aos congressistas das melhores soluções do mercado por meio de visitas técnicas a lojas em São Paulo. Os participantes terão a possibilidade de conhecer conceitos e acompanhar os executivos das empresas apresentando a estratégia e as propostas das lojas, destacando as tecnologias utilizadas, políticas de atendimento ao cliente, visual merchandising, abastecimento e outros pontos relevantes.
Durante os três dias de evento também serão realizados o evento Strip Malls, voltados para os centros comerciais, e o Private Label Connection, promovido pela Amicci.
Campeonato gastronômico
Uma das novidades apresentadas durante o lançamento da 8ª edição do Latam Retail Show foi a competição “Printer Chef”, um campeonato gastronômico realizado na Campus Party Brasil, que conta com alimentos produzidos em impressora 3D, em parceria com a Startup BioEdTech. A dinâmica contará com um workshop sobre a impressão dos produtos no equipamento, seguido pelos competidores produzindo seus pratos.
“A tecnologia e a inovação são fundamentais para impulsionar os setores de consumo e varejo. Será por meio delas que conseguiremos nos adaptar às demandas dos clientes, oferecer experiências personalizadas e criar conexões mais fortes. Queremos conectar e aprimorar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento sustentável das empresas”, explica o CEO do Latam Retail Show, Tonico Novaes.
Durante o evento de lançamento, foi apresentada a parceria com a Francal Feiras, que ficará responsável pela Latam Retail Expo, cuidando da comercialização, montagem, gestão e comunicação de toda a área de exposição. Para Fernando Ruas, diretor de Negócios da Francal Feiras, correalizar essa edição do evento em parceria com a Gouvêa Experience vai permitir “unir as expertises de ambas as empresas, oferecendo aos participantes e expositores soluções mais completas e inovadoras para o mercado de varejo, além, é claro, de impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias para os desafios do setor”.
Imagens: Mercado&Consumo e Divulgação