Franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, a Arcos Dorados anunciou resultados positivos envolvendo suas políticas de diversidade no quadro de funcionários. Segundo a empresa, entre 2020 e 2021, 36% das oportunidades de promoção na rede de restaurantes foram conquistados por mulheres negras na América Latina e Caribe. Além disso, elas representam 25% das pessoas promovidas para cargos de liderança no mesmo período.
A empresa anunciou os números para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Ainda segundo a Arcos, 61% dos funcionários do McDonald´s na América Latina e Caribe promovidos entre 2020 e 2021 se identificam como pretos ou pardos. Considerando apenas as posições de gerência dos restaurantes, pretos e pardos representam 81% das promoções.
Diversidade no quadro de funcionários
Uma das principais iniciativas da empresa, implementada em toda a América Latina há cerca de dois anos e meio, é o Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem o propósito de conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades. No Brasil, a equidade racial é uma prioridade transversal em todos os eixos trabalhados pelo Comitê, que passa, ainda, pelos pilares de gênero, gerações e diversidade sexual. Atualmente, 60% dos colaboradores da rede se declaram como pretos ou pardos.
“Hoje, contamos com cerca de 50 mil colaboradores e sabemos de nossa responsabilidade em promover um ambiente de trabalho diverso, acolhedor e respeitoso, além de oferecer a igualdade de oportunidades para todos. Aumentar a inclusão e ascensão de carreira para cargos de liderança de pessoas negras em nosso quadro tem sido um de nossos principais compromissos, contribuindo com a luta antirracista no mercado de trabalho”, comenta Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
O respeito à diversidade também pode ser observado em ações de promoção de um ambiente saudável de trabalho. Temas como combate ao racismo, termos de linguagem inadequados, dicas de como agir de maneira mais consciente e inclusiva são trabalhados em cartilhas internas e treinamentos com os funcionários.
A rede também transmite essa mensagem externamente. Em uma campanha de 2020, crianças de diferentes etnias foram mostradas brincando juntas e foi distribuído um kit de giz de cera Caras & Cores, da Faber Castell, que traz uma paleta representando diferentes tons de pele, para clientes e funcionários.
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