Somando 6,5 milhões de participantes, os grandes eventos que serão realizados na cidade de São Paulo no segundo semestre devem reunir, além dos moradores locais, os visitantes que fazem o tradicional “bate e volta” e turistas que se hospedarão na cidade, de acordo com dados do levantamento São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo da prefeitura da capital paulista.
Porém, nesses dados, não estão inclusos eventos sem histórico, eventos sem expectativa de público divulgada ou eventos agendados para hotéis.
“A título de comparação, é como se São Paulo recebesse, apenas nos grandes eventos, a população da cidade do Rio de Janeiro”, compara o presidente da São Paulo Turismo, Gustavo Pires.
Ao todo, foram monitorados 202 grandes eventos que serão realizados em 30 locais. Estádios de futebol, como o Allianz Parque, receberão shows de grandes nomes da música, tais como Shakira, Bon Jovi, Rod Stewart, Ivete Sangalo, Taylor Swift, RDB, Alanis Morissette e Rogers Waters, que atraem bastante público. Em centros de feiras tradicionais, como o Distrito do Anhembi, Expo São Paulo, Pró-Magno e Expo Center Norte, também são listados o Vale do Anhangabaú e o Autódromo de Interlagos para sediar futuros eventos.
Os eventos considerados comerciais, como congressos, convenções e feiras, ou Mice (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), representam a maior porcentagem desses eventos, totalizando 126. Já para shows e festivais, como o The Town, que ocorre ao longo de 5 dias, e shows avulsos, o total é de 59 eventos, considerando todos os dias em que essas atrações irão acontecer.
Também ocorrerão três maratonas e a Corrida de São Silvestre, além da Fórmula 1, entre outros eventos, totalizando 9 eventos esportivos. Na categoria de eventos variados, foram adicionados 11 eventos, incluindo a Jornada do Patrimônio, que acontece em diversos pontos da cidade, e a São Paulo Fashion Week. No entanto, eventos como a Virada Esportiva e o Réveillon da Av. Paulista não foram considerados para a estimativa de público.
“E não consideramos algumas centenas de eventos que acontecem em espaços menores, para nichos de mercado, as montagens de teatro e eventos fechados por empresas, como as convenções de vendas” completa Pires.
Segundo a SPTuris, esse levantamento importate para a organização do mercado de turismo receptivo e dos organizadores de eventos. Ao longo do ano, a distribuição mensal dos eventos será a seguinte:
- Julho: 29 grandes eventos
- Agosto, 47 eventos
- Setembro: 44 eventos
- Outubro e novembro: 36 eventos cada
- Dezembro: 10 eventos
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