Impulsionado pelo Dia dos Namorados, o mês de junho apresentou resultados positivos para o varejo brasileiro, com um aumento de 10% no fluxo de visitação nas lojas de shopping, de acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), pesquisa realizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que aponta um aumento também nas lojas de ruas (6%). O mês já havia sido impactado por conta do Dia das Mães.
Na comparação com junho de 2023, a única exceção ocorreu nas lojas físicas de rua, que apresentaram queda de 2% no período, enquanto as situadas dentro dos shopping centers cresceram 3% em fluxo. O faturamento geral teve um crescimento de 9%, com destaque para a região Sul, que liderou o crescimento tanto em visitas quanto em vendas.
“Esse movimento pode indicar que os varejistas estão se preparando mais para aproveitar as datas comemorativas. Apesar da concorrência do varejo online, o fluxo de visitantes nas lojas físicas aumentou 2% no mês, com destaque para um crescimento de 10% nos shoppings e 6% nas lojas de rua, na comparação com maio”, afirma Henrique Carbonell, CEO da F360, plataforma de gestão financeira responsável por originar os dados de vendas e faturamento do índice.
Apesar de o faturamento ter sido 10% maior nas lojas de rua no período, o fluxo nesses estabelecimentos caiu 2%. Porém, o crescimento de 7% no ticket médio, exclusivamente neste tipo de loja, pode explicar esse fenômeno.
O Dia dos Namorados de 2024 teve um aumento de 12% no fluxo de consumidores em lojas físicas e 8% em shopping centers na comparação com 2023. Também foi observado um melhor resultado nas vendas e no faturamento do que no ano anterior, ambos com crescimento de 4% e 16%, respectivamente.
“A disponibilidade imediata dos produtos pode ter estimulado esse crescimento, especialmente para as compras de última hora. O cenário segue positivo, com boas expectativas para o Dia dos Pais”, acrescenta Carbonell.
Desempenho regional e setorial
Regionalmente, o fluxo de visitação em lojas físicas se mostrou positivo em todas as regiões do Brasil, com exceção do Nordeste (-3%). Destaca-se a região Sul, com um aumento de 13% em comparação com o mesmo mês de 2023. Crescimento que não foi diferente quando olhamos para o faturamento e vendas, registrando 18% e 14%, respectivamente.
Ambos indicadores tiveram alta em todos os segmentos analisados na comparação com 2023, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que tiveram uma alta de 51%, com performance atrelada à categoria ser diretamente relacionada à escolha de presentes no Dia dos Namorados.
“Esse avanço reflete o fortalecimento do consumo das famílias, sustentado por um mercado de trabalho aquecido e aumento da renda. Setores como hiper e supermercados, além de tecidos e vestuários, mostraram uma performance robusta, beneficiados por esses fatores econômicos positivos. Por outro lado, segmentos mais sensíveis ao crédito, enfrentaram dificuldades, impactados por taxas de juros ainda elevadas”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC e sócio da HiPartners.
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