Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Mês de junho apresenta resultado positivo impulsionado pelo Dia dos Namorados

Os dados são dos Índices de Performance do Varejo (IPV), realizados pelo HiPartners Capital & Work, em parceria com a SBVC

Redação de Redação
23 de julho de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Mês de junho apresenta resultado positivo impulsionado pelo Dia dos Namorados

Impulsionado pelo Dia dos Namorados, o mês de junho apresentou resultados positivos para o varejo brasileiro, com um aumento de 10% no fluxo de visitação nas lojas de shopping, de acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), pesquisa realizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que aponta um aumento também nas lojas de ruas (6%). O mês já havia sido impactado por conta do Dia das Mães.

Na comparação com junho de 2023, a única exceção ocorreu nas lojas físicas de rua, que apresentaram queda de 2% no período, enquanto as situadas dentro dos shopping centers cresceram 3% em fluxo. O faturamento geral teve um crescimento de 9%, com destaque para a região Sul, que liderou o crescimento tanto em visitas quanto em vendas.

“Esse movimento pode indicar que os varejistas estão se preparando mais para aproveitar as datas comemorativas. Apesar da concorrência do varejo online, o fluxo de visitantes nas lojas físicas aumentou 2% no mês, com destaque para um crescimento de 10% nos shoppings e 6% nas lojas de rua, na comparação com maio”, afirma Henrique Carbonell, CEO da F360, plataforma de gestão financeira responsável por originar os dados de vendas e faturamento do índice.

Apesar de o faturamento ter sido 10% maior nas lojas de rua no período, o fluxo nesses estabelecimentos caiu 2%. Porém, o crescimento de 7% no ticket médio, exclusivamente neste tipo de loja, pode explicar esse fenômeno.

O Dia dos Namorados de 2024 teve um aumento de 12% no fluxo de consumidores em lojas físicas e 8% em shopping centers na comparação com 2023. Também foi observado um melhor resultado nas vendas e no faturamento do que no ano anterior, ambos com crescimento de 4% e 16%, respectivamente.

“A disponibilidade imediata dos produtos pode ter estimulado esse crescimento, especialmente para as compras de última hora. O cenário segue positivo, com boas expectativas para o Dia dos Pais”, acrescenta Carbonell.

Desempenho regional e setorial

Regionalmente, o fluxo de visitação em lojas físicas se mostrou positivo em todas as regiões do Brasil, com exceção do Nordeste (-3%). Destaca-se a região Sul, com um aumento de 13% em comparação com o mesmo mês de 2023. Crescimento que não foi diferente quando olhamos para o faturamento e vendas, registrando 18% e 14%, respectivamente.

Ambos indicadores tiveram alta em todos os segmentos analisados na comparação com 2023, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que tiveram uma alta de 51%, com performance atrelada à categoria ser diretamente relacionada à escolha de presentes no Dia dos Namorados.

“Esse avanço reflete o fortalecimento do consumo das famílias, sustentado por um mercado de trabalho aquecido e aumento da renda. Setores como hiper e supermercados, além de tecidos e vestuários, mostraram uma performance robusta, beneficiados por esses fatores econômicos positivos. Por outro lado, segmentos mais sensíveis ao crédito, enfrentaram dificuldades, impactados por taxas de juros ainda elevadas”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC e sócio da HiPartners.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Hope aprimora a gestão de suas unidades de franquias com a adoção da plataforma SULTS

Próxima Postagem

Aliexpress, Shein e Shopee antecipam para este sábado taxação sobre compras internacionais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer
Economia

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor
Inovação

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos
Economia

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Aliexpress, Shein e Shopee antecipam para este sábado taxação sobre compras internacionais

Aliexpress, Shein e Shopee antecipam para este sábado taxação sobre compras internacionais

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.