Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo de alta produtividade – eu acredito

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
23 de agosto de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma ampla discussão sobre caminhos para sair da crise passa invariavelmente pelo tema produtividade. Pesquisas mostram que o brasileiro gasta quatro vezes mais tempo para produzir o que um norte americano produz, ou três vezes mais tempo que um sul-coreano ou um alemão usam para produzir. Onde precisamos agir para melhorar o nosso desempenho?

O ministro da Economia Paulo Guedes, cita que Tecnologia e Educação são alavancadores de produtividade, mas que têm impacto de longo prazo na economia do país. No final de maio, Guedes disse que o governo busca desenvolver um “choque de curto prazo” na produtividade do Brasil. Os primeiros projetos de impacto de curto prazo começam a ser aprovados pelo Senado Federal, como aconteceu na última quarta-feira (21), quando foi aprovada a MP da Liberdade Econômica.

A Medida Provisória, em seu texto aprovado na Câmara Federal, previa mudanças nas regras de trabalho aos domingos, mas o Senado retirou esta parte e encaminhou para sanção do presidente Jair Bolsonaro. É fato que o país precisa de mudanças em leis trabalhistas, principalmente quando estamos falando de trabalhadores no varejo – setor privado que mais contrata no país. Mudanças nas regras de trabalho aos domingos podem ser muito importantes para ajudar os varejistas nacionais a reduzirem custos de mão de obra e aumentarem a rentabilidade das operações, mas será que a produtividade mudaria?

Se considerarmos a produtividade como resultado do volume de produção de vendas sobre o custo operacional do negócio, ok… teremos melhor produtividade! Mas será esse o problema de produtividade no varejo brasileiro?

Quando olhamos para o varejo norte americano de 40 anos atrás, enxergamos que os operadores de lá começavam a olhar suas equipes com um novo olhar – o dos números. Naquela época, as lideranças das redes varejistas olhavam cada trabalhador pela ótica estatística dos Indicadores de Desempenho.

Deixando de olhar apenas o quanto se vende e debruçando suas competências analíticas sobre o “como se vende”! Processos de aprimoramento contínuo sobre qualidade do atendimento foram estabelecidos para cada indivíduo e a produtividade foi aumentando… verdadeiras máquinas de desenvolvimento de equipes de alta performance.

Voltando para nosso atual cenário brasileiro, é perceptível que estamos atrasados em nossos modelos de gestão de desempenho de vendas no varejo. É simples constatar essa triste realidade. Pergunte a um grupo de gerentes de loja como estão os indicadores de desempenho da equipe deles. Podemos encontrar gerentes que tão pouco sabem que existem indicadores, ou se confundem e pensem que o indicador é o volume de vendas.

Quer ir além? Pergunte qual a distância entre o primeiro e o último colocados no ranking de vendas na loja. Essa resposta ele deverá saber… aí é que mora o perigo! Pergunte há quanto tempo esse vendedor de baixo desempenho está nas últimas posições e o que já foi feito para recuperar sua performance. Provavelmente, não teremos uma resposta precisa, pautada em ações de treinamento orientadas por indicadores de desempenho individual.

O que enxergamos é que a baixa produtividade no varejo brasileiro está muito mais ligada ao fato de não fazermos gestão de alta performance em vendas, com ferramentas que nos apontem, de maneira dinâmica e precisa, os pontos onde estamos perdendo oportunidades de vendas, quais são os vendedores que estão devolvendo potenciais compradores para os corredores do shopping com as mãos vazias.

A melhoria da produtividade certamente virá quando gestores de varejo passarem a medir a conversão de clientes em compradores (em cada indivíduo da equipe), mesmo que a lei de trabalho aos domingos não tenha mudado. Afinal, a redução de custos da folha de pagamento não aumenta a capacidade de vendas da equipe.

Não existe fórmula mágica para termos uma equipe inteira de alta performance mas, com certeza, o caminho passa por:

  • Ter uma equipe consciente de seu papel e disciplinada para executar suas atividades plenamente;
  • Ter gestores acompanhando os indicadores de desempenho de cada membro da equipe e com visão clara dos pontos críticos de perda de oportunidades;
  • Aprimorar continuamente cada indivíduo da equipe de vendas com orientações práticas que aumentem o conhecimento e as habilidades de vendas.

Enfim, teremos um varejo brasileiro de alta produtividade quando os gestores tiverem como propósito uma equipe com todos os indivíduos atuando em alta performance e direcionados continuamente para melhoria de suas habilidades de vendas!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Monest apresenta nova solução para o varejo durante o LATAM Retail Show

Próxima Postagem

Mercado Livre inaugura categoria dedicada a produtos sustentáveis

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Governo federal lança Selo Verde para identificar produtos e serviços sustentáveis

Mercado Livre inaugura categoria dedicada a produtos sustentáveis

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.