O futuro do varejo é agora. Para discutir as ações que grandes players do setor estão realizando a fim de atender aos anseios dos consumidores e manter a relevância, o LATAM Retail Show realiza a plenária “O cenário do varejo na atualidade: tendências, conceitos e insights”. Um time de respeito debate o tema: Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário; Paulo Correa, CEO da C&A Brasil e Peter Estermann, diretor presidente do GPA; e Edson Franco, CEO da Zurich Seguros no Brasil.
O Boticário é maior varejista de cosméticos do país. Recentemente o grupo anunciou a aquisição do site Beleza na Web, plataforma que vende cosméticos pela internet. A ação reforça uma das apostas do Boticário no comércio eletrônico. Segundo a consultoria Compre&Confie, a categoria de Cosméticos, Beleza e Saúde foi a segunda com maior número de pedidos na internet no primeiro semestre de 2019.
Também esse ano, foi inaugurado o novo conceito de loja da rede de franquias, que traz diversas ferramentas tecnológicas usadas pela primeira vez no varejo de beleza: realidade aumentada, espelho interativo de make, sistema omnichannel, pick up store e pagamento com celular.
A C&A possui lojas físicas em todos os estados brasileiros e um e-commerce com capilaridade para todo o país. A marca vem investindo em tecnologia e na integração de canais, por exemplo, através de um game em seu aplicativo, que serve para estreitar os laços com o cliente e estimulá-los a ir até as lojas.
A marca também vem investindo no uso de realidade aumentada para o lançamento de novas coleções e reduzindo o intervalo entre o lançamento de novas peças. Com o novo modelo, as novas roupas chegam às lojas em apenas 35 dias, ao invés dos usuais quatro meses.
O GPA aposta na continuidade dos avanços em transformação digital. Os pedidos feitos nas plataformas digitais das bandeiras Pão de Açúcar e Extra cresceram 85% entre janeiro e abril comparados ao mesmo período de 2018. Houve ainda expansão do James Delivery para as cidades de Santos e Fortaleza, além de Curitiba e São Paulo, com vendas 4,7 vezes superior no segundo trimestre de 2019, em relação ao período anterior. Também no segundo trimestre, ocorreu avanço de 58% no número de downloads do app ‘Meu Desconto’ para mais de 9,3 milhões.
O grupo tem cinco soluções: o e-commerce Tradicional (responsável por 47% das vendas), o Express, com entregas em até quatro horas (com participação de 38%), o Clique e Retire, no qual o cliente retira na loja física (com fatia de 8% das vendas), o Shop & Go, em que compra na loja e recebe os produtos em casa (7%), e o recém-lançado Next Hour, cujas entregues ocorrem em até uma hora através do aplicativo James.
Com mais de 70 anos de experiência no Brasil, a Zurich, atende a uma ampla carteira de clientes em todo o país. Em 2019, a empresa fechou uma parceria com a varejista Havan. Pelos próximos cinco anos, a empresa será seguradora oficial da rede, com a venda de produtos de garantia estendida, seguro de roubo, furto e danos acidentais para celulares, além de seguro prestamista, que cobre as parcelas das compras em caso de desemprego.
A Zurich lidera as vendas de seguro para celular. A mais recente novidade é ofertar voucher para que o cliente, vítima de roubo, possa escolher outro aparelho de forma mais ágil e segura. Até então, a reposição do celular passa por uma busca no estoque de aparelhos nas lojas online e quando achado é enviado pelo correio.
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