O Ministério do Comércio da China anunciou nesta sexta-feira, 23, que se reuniu com representantes de órgãos relevantes da indústria automobilística, institutos de pesquisa e fabricantes de automóveis para buscar suas opiniões sobre o aumento de tarifas sobre importações de carros proposto pela União Europeia (UE).
A reunião sugere que a China fornecerá uma resposta após a afirmação da UE de um plano para impor altas tarifas sobre veículos elétricos chineses com base em uma investigação sobre subsídios locais para o setor. O encontro com líderes do setor também ocorre dois dias após Pequim abrir uma investigação contra subsídios sobre produtos lácteos importados da UE.
A Comissão Europeia – braço executivo da União Europeia (UE) – revisou as tarifas sugeridas para veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) importados da China, no que classificou como um “passo intermediário” das investigações anti subsídios, segundo comunicado divulgado no dia 20 de agosto. Dentre as empresas listadas, a Tesla terá a menor taxa em relação as concorrentes chinesas.
O documento determina um pequeno ajuste para baixo nas tarifas da BYD (de 17,4% a 17%), da Geely (de 19,9% a 19,3%) e da SAIC (de 37,6% a 36,3%). De acordo com a Comissão Europeia, esse ajuste considera a cooperação das empresas durante o processo de investigação e, por enquanto, é apenas um rascunho das taxas propostas. Outras empresas chinesas que cooperaram com a investigação terão taxa de 21,3% e todas as empresas que não cooperaram serão taxadas em 36,3%.
Com informações de Estadão Conteúdo
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