A gigante chinesa de comércio eletrônico Pinduoduo acaba de desembarcar discretamente nos Estados Unidos por meio da bandeira Temu, focada na venda de produtos a preços acessíveis. O site conta com 15 categorias principais de produtos, incluindo moda, beleza e saúde, casa e jardim, joias e acessórios, eletrônicos, sapatos e bolsas, esportes e atividades ao ar livre, suprimentos para animais de estimação e produtos de escritório.
A Temu afirma que pretende expandir a seleção de mercadorias trabalhando em colaboração com os fabricantes globais para obter produtos que atendam às necessidades dos consumidores dos EUA. A estratégia da marca da Pinduoduo é ajudar os fabricantes a criar mercadorias sob medida para seu público-alvo. O Temu também planeja fornecer suporte completo em áreas como logística e serviço pós-venda.
A Pinduoduo é pioneira no modelo “Consumer-to-Manufacturer” (C2M), ou algo como “do fabricante até o consumidor”. “No modelo de negócio desenhado, não há intermediários na cadeia de valor, nem varejistas e muitas vezes nem as marcas de produtos. Ao comprar um brócolis na plataforma, o usuário compra diretamente do agricultor e, ao comprar uma caixa de lenço de papel, o usuário pode comprar um item de uma marca famosa ou diretamente da fábrica que produz esse item para marcas próprias, por exemplo”, explicou Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem e colunista da Mercado&Consumo, em artigo publicado no ano passado. O modelo resulta na redução de custos de intermediários, um dos atrativos da plataforma.
Tanto a Temu quanto a Pinduoduo operam sob a PDD, listada na Nasdaq. A companhia tem mais de 11 milhões de sellers e cerca de 900 milhões de usuários. No total, a plataforma movimentou 61 bilhões de pedidos em 2021.
Para a consultoria americana McMillan Doolittle, a Pinduoduo chega aos EUA com vantagens importantes, mas também enfrentando desafios. “A rede [de sellers e clientes] pode ser uma fonte de vantagem competitiva para oferecer um sortimento diferenciado de produtos a seus clientes. No entanto, a enorme variedade de ofertas por si só provavelmente não será suficiente para atrair os compradores.”
A consultoria destaca que os consumidores hoje esperam envio cada vez mais rápido e, nesse sentido, os prazos longos da Temu podem ser um problema. “Uma pesquisa de 2021 da Alix Partners citou que o tempo máximo de entrega que os clientes estão dispostos a esperar pelos produtos é de 4,5 dias, em média. A entrega rápida do Amazon Prime condicionou os clientes a esperar produtos em 1 ou 2 dias ou menos. O envio da Temu leva aproximadamente 7 a 15 dias úteis, pois a maioria de seus produtos vem do exterior. Esses prazos de envio estendidos podem ser um impedimento para o consumidor norte-americano preocupado com a conveniência.”
A McMillan Doolittle destaca, ainda, que os preços ultracompetitivos podem ser pontos fortes de diferenciação para a Temu no cenário mais amplo de comércio eletrônico dos EUA. “Mas desafiar líderes estabelecidos como Shein, Amazon e AliExpress exigirá que a Temu encontre pontos adicionais de diferenciação por meio de merchandising e da experiência geral do cliente e invista fortemente em marketing para capturar a participação dos clientes na carteira.”
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