Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Por que Gerdau, Deloitte e outras empresas usam gamificação?

Episódio 10: vamos conhecer quais os motivos e ganhos da gamificação para essas empresas

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
23 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Neste décimo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou encerrar trazendo exemplos de empresas que usaram a gamificação com sucesso, servindo de inspiração para entender por que usar, para que usar e quais resultados podem ser obtidos.

Vamos começar trazendo quais os principais desafios, ou seja, problemas, que levam as empresas a recorrerem à gamificação. O tripé básico é composto pelas seguintes necessidades:

  • melhorar o engajamento dos colaboradores nos treinamentos em geral;
  • aumentar a motivação;
  • aumentar o desempenho dos colaboradores.

Já vimos, nos outros artigos da série em que apresento os benefícios da gamificação, que entre eles estão a motivação pelo desafio e recompensa, o engajamento por meio de processos interativos que geram bem-estar, a retenção do conhecimento pela prática no game dos conteúdos teóricos, a competição saudável entre os times, despertando a união e a busca pela conquista, além de ser uma ferramenta para conectar com as novas gerações, que se sentem motivadas por estarem em um ambiente de jogo que lhe é muito familiar.

A Gerdau utiliza a gamificação nos seus treinamentos em geral, mas o foco principal são os treinamentos que envolvem segurança e meio ambiente.

  • Nos treinamentos de segurança, os colaboradores fazem um treinamento interativo, utilizando óculos de realidade virtual, para identificarem riscos em atividades não corriqueiras, e perdem pontos caso esqueçam algum requisito de segurança;
  • Nos treinamentos de meio ambiente, a gamificação é utilizada em um jogo de aprendizagem com desafios envolvendo situações reais que podem causar impacto ambiental.

Como vimos, a gamificação na Gerdau está sendo usada, além do tripé básico citado no início deste artigo, para garantir a segurança dos colaboradores de forma dinâmica, interativa e e que por trazer simulações de situações reais, permitirá uma retenção muito maior pela experiência vivida no game.

Por meio de simulações de situações reais, ela permite uma retenção muito maior devido à experiência vivida no game.

A Deloitte implementou a gamificação nos seus treinamentos corporativos nas seguintes áreas:

  • nos treinamentos que estão na sua academia de liderança (Deloitte Leadership Academy);
  • no processo de onboarding, utilizando jogos para tratar de temas como política de privacidade, cultura organizacional, ética empresarial e responsabilidade social;
  • em um game para o onboarding online para que os colaboradores possam fazer um tour virtual pelas instalações do escritório.

Na Deloitte, a gamificação é vista como uma ferramenta poderosa para as empresas, pois, por meio dos elementos de jogos, torna o aprendizado mais prazeroso e eficaz.

São muitos os usos, benefícios e ganhos que a gamificação proporciona nas atividades corporativas, que  não se restringem aos treinamentos. Ela pode ser usada para melhorar a experiência dos clientes por meio de programas de fidelidade, no recrutamento de novos talentos, no marketing para lançamento de produtos ou para aumentar a conexão da marca com o consumidor e como uma ferramenta útil na gestão de projetos.

Convido vocês a repensarem seus processos e desafios e a analisarem como a gamificação pode ser uma ferramenta poderosa para resolver problemas, melhorar o desempenho e trazer bem-estar aos colaboradores. Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mr. Cheney avança em produtos e experiência pensando na jornada do consumidor

Próxima Postagem

Nanica pretende oferecer experiência completa ao consumidor com lançamento de picolé e licor

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nanica

Nanica pretende oferecer experiência completa ao consumidor com lançamento de picolé e licor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile