A semana da Black Friday finalmente chegou. E com ela algumas questões que estão fora do dia a dia dos lojistas e dos consumidores. Ou se não completamente fora, aumentam consideravelmente no esperado período de promoções.
Ao mesmo tempo que a Black Friday estimula o tráfego dos sites e e-commerce, impulsionando o lucro das empresas pelo aumento de procura, o período pode acabar gerando algumas dores de cabeça tanto para quem vende quanto para quem compra de maneira online.
“Chegamos na semana mais esperada do ano. Durante meses nos preparamos com as melhores e mais eficazes estratégias para conquistar clientes e conversão. E pensando nas melhores estratégias de cada categoria. Sabemos que é um período de altas expectativas, tanto para o consumidor, quanto para as marcas e lojistas”, destaca Denis Strum, Diretor da Infra.Digital da Infracommerce, empresa que combina tecnologia, serviços e infraestrutura para digitalizar os canais de vendas de indústrias e varejo na América Latina.
Pensando em um melhor aproveitamento da Black Friday, por lojistas e clientes, Denis separou algumas dicas para o período:
Para lojistas
1 – Avalie o aumento de visitas! Fique ligado no tráfego no seu canal. Um aumento fora do comum pode ser causado por bots ou até ataques hacker para testar a vulnerabilidade da plataforma.
2 – Cuidado com descontos agressivos! Não pense apenas no curto prazo. Margem e custo de aquisição são fatores que acabamos esquecendo quando resolvemos dar desconto. Faça a conta de até quanto você pode dar de promoção durante a Black Friday para não acabar dando desconto do dinheiro que você não tem. Corra e faça a sua matemática. Ainda dá tempo.
3 – De olho no estoque! Deixe ativo em seu e-commerce apenas aquilo que tenha no estoque. O estrago para a marca vai ser muito maior com o não cumprimento prazos e uma frustração do cliente. É o famoso barato que sai caro.
4 – Segmente! Quando for investir em campanha de conversão, encontre uma maneira de dividir e segmentar sua base. Em rentabilidade, recompra, comportamento de navegação, dados demográficos… Isso vai trazer um retorno de investimento garantido, além de eficiência no custo de aquisição.
Para consumidores
1 – Desconfie de preços muito baixos! Não se deixe enganar por preços muito fora da curva, principalmente das lojas em que nunca comprou antes. Existem muitos golpes, com grande tendência a produtos de ticket médio alto como videogames e televisores.
2 – Muito cuidado com as letras pequenas! No impulso que temos na Black Friday muitas vezes não lemos ou damos a importância necessária a algumas regras. Muitos lojistas usam esse período, por exemplo, para impedir que a compra com desconto tenha a troca do produto.
3 – Preste atenção no prazo de entrega! Sabemos que é um período de crescimento grande do número de vendas. As transportadoras acabam aumentando bastante o prazo de entrega. Preste atenção para saber se o seu produto vai chegar na data necessária. Seja antes do Natal, antes de um aniversário ou apenas para suprir a ansiedade da compra.
Imagem: Shutterstock