O futuro do comércio eletrônico, segunda a superstore da JD

No Single’s Day deste ano, a maior varejista on-line da China, JD.com, lançou sua superstore JD de 50 mil metros quadrados em Chongqing, na China Continental. Apelidado ‘E-Space’, o enorme complexo de alta tecnologia equipado com 5G foi projetado para flexibilizar os pontos fortes da JD em tecnologia, logística e serviços de varejo. Mais de 30 mil clientes lotaram a loja.

Uma verdadeira experiência omnichannel

A loja E-Space exibe mais de 1.500 marcas e 200 mil itens em eletrônicos, móveis, eletrodomésticos e categorias menores, como saúde e bem-estar, beleza, livros e necessidades diárias.

Ele é dividido em sete zonas com 55 zonas de experiência interativa e robôs inteligentes projetados para guiar os clientes para a área certa. Esse layout oferece à JD a oportunidade de fornecer uma experiência exclusiva de varejo offline que não pode ser replicada online.

Por exemplo, a loja hospeda a maior loja de experiências offline autorizada da Apple, uma área de experiência em residências inteligentes da Microsoft e a primeira loja de eletrodomésticos omnichannel da GE na China. Há um piso especial projetado para videogames de imersão em realidade virtual, e há seções do JD Home que exibem eletrodomésticos e móveis de linha branca em diferentes cenários de vida.

Esse formato de loja é projetado para oferecer aos clientes uma melhor noção de como os produtos seriam em casa.

Para mesclar essas experiências com seus negócios de comércio eletrônico, a JD equipou o preço de cada item com um código QR que os clientes podem digitalizar para fazer pedidos on-line, através do mini programa WeChat da JD.

Essas etiquetas inteligentes de preços são eletrônicas, o que significa que os preços podem ser atualizados remotamente para acompanhar as alterações de preços on-line na plataforma de comércio eletrônico da JD.

Esse modelo omnicanal é importante para grandes compras, como máquinas de lavar e móveis, especialmente em cidades de baixa renda, como Chongqing.

Os clientes podem estar mais hesitantes em fazer essas compras, pois podem ser responsáveis ​​por grande parte de seus salários mensais. A jornada do cliente é mais longa; os compradores podem ver um produto em uma loja, mas aguardam vários dias ou semanas para tomar uma decisão final.

Porém, com o modelo da JD, uma vez tomada a decisão, os produtos podem ser entregues em 24 horas, com serviços de instalação e reparo.

Nesse sentido, a JD está fornecendo vários pontos de contato entre o comerciante e o cliente, além de um serviço completo de ponta a ponta.

Esse modelo de negócios foi desenvolvido para ajudar a JD a se diferenciar de outros varejistas que podem vender a mesma marca, mas não possuem os mesmos recursos em tecnologia, logística e serviços.

Como a loja JD E-Space se encaixa na estratégia de varejo sem limites da JD

O varejo sem fronteiras deve ser a resposta da JD à estratégia New Retail da Alibaba, alavancando tecnologia, big data e computação em nuvem para mesclar varejo offline com comércio eletrônico online, compartilhando dados e tráfego para fornecer uma experiência omnichannel otimizada.

A premissa é que o modelo típico de comércio eletrônico do mercado em que os clientes pesquisam seus produtos em uma plataforma está observando um crescimento lento.

Para um crescimento futuro, os participantes terão que procurar o comércio eletrônico descentralizado, onde novos clientes descobrem novos produtos através de parceiros de conteúdo online e centros de experiência / varejo offline. A loja E-Space é apenas um exemplo, mas outros exemplos incluem a cadeia de lojas de conveniência da JD, sua rede de parceiros de frutas frescas 7Fresh e parceiros varejistas maiores, como Yonghui Superstores e Walmart.

Depois de atrair novos clientes, a JD pode vendê-los usando seus recursos de comércio eletrônico online. Isso é particularmente importante nas cidades menores da China, onde o comércio eletrônico é menos prevalente e os usuários mais velhos têm menos conhecimento em tecnologia.

Com informações do portal Retail News
* Imagem reprodução

Sair da versão mobile