As medidas de distanciamento social têm feito muitos consumidores darem preferência ao comércio perto de casa e, de olho nessa tendência, grandes varejistas têm apostado em modelos menores de loja dentro dos bairros. É o caso da rede de materiais de construção Telhanorte, que fecha o ano com mais quatro inaugurações da bandeira Telhanorte Já! na capital paulista. As novas unidades estão localizadas nos bairros da Lapa e Tatuapé, Vila Leopoldina e Mooca.
As lojas Telhanorte Já! foram desenvolvidas em parceria com a consultoria da Gouvêa Consulting e fazem parte do novo conceito de “homecenter de bairro” criado pela rede. A ideia é estar mais perto do cliente e oferecer soluções para quem precisa de agilidade no atendimento e na entrega. As lojas têm em média 200m² e disponibilizam os mais de 40 mil produtos da gama do homecenter tradicional por meio do conceito conhecido como prateleira infinita, que permite acesso ao estoque da rede de maneira digital.
O sócio-diretor da Gouvêa Consulting Alexandre Machado classifica como “perfeita” a união da consultoria com o time da Telhanorte-Tumelero para desenvolver e implantar um novo conceito.
“Encontramos uma liderança com visão estratégica orientada para diversificação do negócio e busca pela solução dos problemas dos clientes. Isso permitiu a concepção de um conceito inédito no segmento de material de construção. A abertura das novas quatro lojas mostra que estão no caminho certo. A conveniência e o serviço continuarão sendo atributos valorizados pelos consumidores finais e profissionais que se abastecem deste tipo de loja. E o conceito ganha ainda mais força por conta da integração entre os canais de vendas”, diz o executivo.
Medição da obra e quantificação de material
Entre os serviços disponíveis nas lojas de bairro, estão o Projete-se, em que projetistas desenvolvem, de maneira gratuita, uma imagem 3D do ambiente desejado pelo cliente para ajudar na visualização do espaço após a reforma.
Elas oferecem, também, o “Telhanorte Já! na sua Porta”, que consiste no deslocamento de uma van itinerante da rede até a residência do cliente, ofertando serviços como a medição na obra, quantificação de material (para evitar faltas e sobras) e empréstimo de amostras de pisos e revestimentos (para arquitetos). Os condomínios nas redondezas das determinadas lojas também contarão com benefícios exclusivos, como linha de crédito com aprovação em um dia e parcelamento das compras.
Outros diferenciais na operação são as modalidades de delivery, como a entrega no mesmo dia no raio de 5km das lojas, em compras realizadas até às 12h; ou na manhã do dia seguinte, em compras realizadas após às 12h do dia anterior. Para grandes volumes e materiais pesados, a entrega ocorre com o prazo de um dia.
O atendimento sem sair de casa é outro ponto de destaque: o cliente pode efetuar a compra dos produtos desejados via WhatsApp da unidade, sem a necessidade de ir até a loja, com a possibilidade ainda de concluir o pagamento por meio de link.
A rede contabiliza, agora, oito unidades com o formato de bairro em São Paulo. As outras quatro lojas estão localizadas na Vila Madalena, Sumaré, Moema e Aclimação.
“Esse modelo de home center de vizinhança tem movimentado o mercado desde o ano passado e tivemos um retorno muito positivo, principalmente com o registro da satisfação dos nossos clientes. Nesse ano, além de ampliarmos o número de unidades, ofertamos mais serviços. A nossa expectativa é continuar lançando novos serviços e que possamos consolidar esse modelo de negócio a partir dessa expansão estratégica”, afirma Ricardo Pontes, gerente regional da Telhanorte Já!.
Imagem: Divulgação