Drogaria Araujo lança canal oficial de atendimento via WhatsApp

Em parceria com Take Blip, lançamento conta com catálogo de mais de 10 mil produtos e entrega de pedidos em até 90 minutos

Drogaria Araujo 

Queridinho dos brasileiros, o WhatsApp se tornou o futuro do comércio digital e uma das principais opções na hora de realizar uma compra. Essa tendência não é diferente para o setor farmacêutico. A Drogaria Araujo se uniu com a empresa de tecnologia Take Blip e é a primeira empresa do segmento a ter presença no WhatsApp de forma oficial.

A novidade, que foi desenvolvida em dois meses, foi possível após resolução que autoriza que farmácias e drogarias usem a API do WhatsApp no Brasil, da qual a Take Blip, empresa especializada em soluções de comunicação, é provedora oficial.

A solução permite a navegação pelo catálogo para a escolha de produtos, com o pagamento sendo realizado ainda fora do aplicativo, e os pedidos efetuados serão entregues em 90 minutos após a confirmação da compra.

A Drogaria Araujo já possui uma assistente virtual, a Jô, lançada em 2018, que ajuda os clientes na tomada de decisão na hora da compra. A primeira fase do lançamento do chatbot da Drogaria Araújo não disponibilizará a venda de remédios, que ainda não são autorizados para este formato no segmento. Ainda assim, o catálogo de produtos conta com mais de 10 mil itens.

“Com a liberação pela Meta do uso do WhatsApp Business API para drogarias e farmácias, com restrição apenas da comercialização de medicamentos, esse segmento dá origem a uma nova etapa. As oportunidades são extremamente relevantes, pois grande parte das empresas deste segmento tem seu faturamento com itens de conveniência, suplementos, cuidados pessoais, perfumaria, dentre outros produtos permitidos para venda, superiores ao faturamento gerado por medicamentos”, afirma Luiz Marcelo, diretor de Retail, CPG e Services em Take Blip.

Pagamento via WhatsApp

O pagamento de compras direto no aplicativo WhatsApp Business ainda não é possível, mas a expectativa é que essa funcionalidade seja lançada em breve. Hoje, após a escolha do produto, forma de recebimento e preenchimento dos dados pessoais, o cliente recebe o link de pagamento. “Ao clicar no link, o browser do celular do usuário abre com os campos do cartão de crédito a serem preenchidos. Com a confirmação do pedido, o cliente deve realizar a ação de retornar ao WhatsApp. Dentro de alguns minutos, é enviado o status de pagamento, por meio de uma notificação ativa”, afirma.

O executivo explica que é possível realizar diversos outros serviços de forma automatizada com o uso do WhatsApp Business API, como status de entrega de pedidos, atendimento ao cliente, agendamentos e pesquisas de satisfação. “Em síntese, fazer um bom uso do WhatsApp Business API neste segmento garante uma excelente experiência ao cliente e aumentos significativos das oportunidades de geração de novas receitas, como já comprovado em diversos outros setores”, finaliza.

Imagem: Divulgação 

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