A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, o Grupo Stefanini anunciou seu novo vice-presidente global de Gente e Cultura. O Bob’s tem novo diretor de Costumer Experience; a Pague Menos anunciou nova diretoria com foco em retail media e parcerias estratégicas.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Grupo Stefanini
“Quero manter e acelerar o legado construído pelo meu antecessor Rodrigo Pádua (in memoriam), nos últimos cinco anos. Focar no cuidado com nossas pessoas, integração e crescimento de nosso grupo e a eficiência de nossos processos com o apoio da Inteligência Artificial”, afirma Bruno Szarf, que foi apresentado como o novo vice-presidente global de Gente e Cultura do Grupo Stefanini.
Szarf é engenheiro elétrico graduado pela Unesp, possui MBA em gestão estratégica pela USP e é pós-graduado em finanças pela FGV.
“Trabalhar com os melhores processos de RH, criando um elo cada vez maior entre cultura e formação de talentos. Vamos identificar esses talentos, treinar e alocá-los nas áreas em que poderão se desenvolver e contribuir mais com o negócio”, destaca.
Antes de ingressar no Grupo Stefanini, o executivo ocupou cargos C-Level em grandes corporações, como Ypê, Cruzeiro do Sul Educacional e Lwart Soluções Ambientais.
Bob’s
Fábio de Oliveira é o novo diretor de Experiência do Cliente da rede de franquias de fast-food Bob’s. O executivo faz parte da empresa há 27 anos, tendo iniciado sua trajetória na operação de lojas. Desde 2007, desempenha funções na gestão e no relacionamento com os franqueados, e agora assume a liderança na área de CX da rede.
Ao longo de sua carreira, Oliveira acumulou experiência em empresas renomadas, incluindo passagens pelo HSBC e pela Big Boss Comércio de Alimentos. Ele possui formação em administração de empresas e concluiu um MBA em marketing pela FGV.
Pague Menos
A Pague Menos e Extrafarma nomearam o executivo Carlos Lacerda para a direção de uma nova área na empresa, com foco na busca por projetos patrocinados em plataformas online e offline da rede, com ênfase em retail media, além da formação de novas parcerias estratégicas no setor.
Com 20 anos de experiência no campo do marketing, tendo atuado por 7 anos na rede Pague Menos e Extrafarma, Lacerda possui uma sólida bagagem empresarial em gestão e varejo.
“A criação dessa área permitirá aos parceiros além de aproveitar as oportunidades existentes com nossos clientes, proporcionar a chance de investir em uma base sólida, qualificada e com forte exposição que a Pague Menos possui em todo o país”, declara Lacerda.
Ele é graduado em publicidade pela Cásper Líbero, possui especialização em administração pelo College of Technology London, MBA em marketing pela FIA Business School e mestrado em gestão da competitividade pela FGV EAESP.
Mahogany
A marca Mahogany, especializada na produção e comercialização de produtos de perfumaria e cosméticos, anunciou oficialmente o início da atuação de seu Conselho Consultivo.
Dois nomes encabeçam o Conselho Consultivo da companhia: Antonio Werneck, profissional com experiência em consumo e passagem por empresas como Unilever, Reckitt Benckiser, Givaudan, Santher e Bombril; e Lucilene Prado, professora do Insper, advogada e sócia na FM/Derraik Advogados, atuando há mais de 23 anos no setor de higiene e beleza, com passagem como diretora jurídica na Natura, onde exerceu atividades por quase 15 anos.
Além dos profissionais que assumiram a posição, os dois filhos do fundador da empresa, Brian e Alessandra Drummond, também estão se qualificando para tomar assento formalmente no comitê até o final de 2024.
Carajás Home Center
A Carajás Home Center confirmou Antoine Mendonça como o novo diretor de Marketing. “Na liderança da área de Marketing, assumo o compromisso de potencializar o consumer experience em toda a operação, transmitindo os nossos valores e a nossa essência, o diferencial da Carajás que nos trouxe até aqui”, conta.
O executivo, que co-fundou a Carajás em 1998 ao lado dos irmãos Abílio, Alexandre e Alex, liderou as áreas de Logística, Recursos Humanos e Compliance. Agora, assume o desafio de consolidar a liderança da marca na região Nordeste por meio de estratégias e diretrizes de marketing, visando também fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros.
Mendonça tem formação em direito, com MBA executivo pela Fundação Dom Cabral e especialização em governança, risco e compliance pela KPMG Brasil.
Unico
Maurício Teixeira foi anunciado como o novo CFO da Unico, encarregado de liderar as áreas de governança, tesouraria, controladoria, M&A e relações com investidores.
Ele acumula uma experiência de mais de 20 anos na área. Antes de assumir o novo posto na Unico, o executivo permaneceu por três anos como CFO da Hapvida, onde deixou a diretoria e passou a contribuir como membro do Conselho de Administração e do Comitê de Finanças, Mercado de Capitais e M&A. Teixeira também atuou em empresas como Localiza, PDG Incorporadora e Construtora, Allied Brasil e Sascar Tecnologia e Segurança Automotiva S/A.
Com formação em engenharia elétrica pela UFRJ, Teixeira ainda conta com MBA em matemática e finanças corporativas pelo IMPA, além de MBA em desenvolvimento autêntico de liderança pela Harvard Business School e especialização em parcerias estratégicas pela The Wharton School.
Sipatesp
O Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo (Sipatesp) confirmou a nova presidente. Daniela Rios assume o cargo, tornando-se a primeira mulher a liderar o Sipatesp e uma das poucas a liderar um dos 131 sindicatos patronais vinculados à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Daniela também atua como diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas da P&G, além de ter passagens por outras empresas de bens de consumo, como a Avon.
Ela é bacharel em direito, especializada em direito empresarial e possui mestrado em direito político e econômico, todos pela Mackenzie.
Imagens: Divulgação