Apesar de serem muito conhecidos por impactar grupos etários da Geração Z e Millennials, os influenciadores estão aumentando cada vez mais seu alcance. É o que mostra um estudo realizado pela Rakuten Advertising, rede global de marketing de performance. Nos últimos seis meses, 61% dos consumidores entre 35 e 49 anos e 53% dos consumidores entre 50 e 64 anos fizeram compras usando um link de influenciador.
Até os Boomers estão entrando na onda, com cerca de 40% realizando compras por meio de links de influenciadores no mesmo período. A pesquisa analisou preferências e hábitos de consumidores de Austrália, Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e EUA para identificar as tendências que estão impulsionando esse crescimento.
“O marketing de influenciadores está se tornando estratégia vital para o lançamento de produtos ou para apresentar marcas para novos públicos. Os influenciadores são ótimos para essas descobertas, especialmente entre públicos mais jovens”, garante Salomão Araújo, VP Comercial da Rakuten Advertising.
Olhando para as redes sociais, o TikTok é a segunda plataforma mais popular para consumo de conteúdo de influenciadores em cinco dos seis mercados analisados. No Brasil, ele ocupa o terceiro lugar, atrás do Instagram e do YouTube, mas sua participação de mercado está crescendo rapidamente. Já com relação ao formato, em todos os países pesquisados, os consumidores elegeram o vídeo de curta duração como seu formato favorito para conteúdo de influenciadores.
“Os vídeos de curta duração captam a atenção de forma mais eficaz e transmitem informações rapidamente. Além disso, permitem que os influenciadores mostrem suas personalidades e criem experiências mais ricas. Para as marcas, fazer parcerias com influenciadores especialistas nesse formato pode significar um aumento significativo de sua visibilidade e engajamento”, finaliza Araújo.
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