Escolas da marca formam a maior rede de ensino de idiomas do mundo
A Pearson, maior empresa de educação do mundo, quer expandir sua rede de franquias no Norte do país. Por isso, a empresa está oferecendo diversas oportunidades para quem deseje empreender na região – tanto aqueles que já pertençam à sua base de franqueados quanto novos investidores que tenham perfil para o segmento. As escolas de inglês – em especial a Wizard by Pearson, maior rede de ensino de idiomas do mundo – podem ser adquiridas em diversos modelos, desde os cursos tradicionais até os chamados Education Centers, que oferecem aulas de idiomas dentro de escolas regulares.
O Norte desponta como uma região de interesse para a empresa por diversos motivos. Além de haver demanda por cursos de idiomas, as previsões são de que a região irá liderar o crescimento econômico brasileiro em 2017. Segundo a consultoria econômica Tendências, o PIB do Norte terá o maior aumento do ano, com 3,9% de avanço. Além disso, a região ainda é carente de mercado de franchising, contendo apenas 0,8% das lojas franqueadas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising. No entanto, o número de unidades vem crescendo. De acordo com a ABF, o aumento foi de 0,4% em 2015.
Franquias representam boa oportunidade de negócio
Investir em uma franquia tem se mostrado como uma opção vantajosa e segura para quem quer ter o próprio negócio. Abrir uma loja franqueada significa trabalhar com uma marca que já está consolidada no mercado. Além disso, o setor segue tendo resultados positivos, mesmo no período ruim da economia nacional. No primeiro semestre de 2016, o franchising teve um faturamento de R$ 68,8 bilhões. Para 2017, a ABF projeta um aumento de 9% a 10% na receita das franquias brasileiras.
Dentro desse mercado, a abertura de escolas de idiomas se destaca como uma possibilidade atrativa. No terceiro trimestre de 2016, houve um crescimento de 7,2% no número de unidades franqueadas no Brasil em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da ABF. O setor de educação e treinamento, do qual as escolas fazem parte, foi um dos que lideraram esse crescimento, com um aumento de 4%. Além disso, a pesquisa Inglês para negócios como um pré-requisito global 2015, da Pearson, mostra que o brasileiro está buscando aprender o idioma como forma de progredir no mercado de trabalho. No estudo, 99% dos estudantes de língua inglesa do Brasil concordaram que aprender o idioma ajuda a melhorar as perspectivas de emprego. 88% deles querem ser completamente fluentes, e 48% afirmam que a promoção no emprego é um fator-chave para aprender inglês.