Confira quatro tendências no mercado de pagamentos da América Latina

Metaverso e one-stop shop seguem em evolução como ofertas de soluções de pagamentos

Este é o momento do ano em que as empresas começam a definir objetivos, novos projetos e identificar oportunidades que contribuam para o futuro imediato. O crescimento do mundo das fintechs vem demonstrando sua capacidade de ampliar as possibilidades de inclusão financeira a um maior número de pessoas e isso torna o setor de soluções de pagamentos um setor com enorme potencial. Cada vez mais existe a necessidade de aproximação e fidelização de clientes, o que está levando muitas empresas a se aventurarem nesta área.

Porém, para se manterem competitivos, players existentes e novos players precisam estar preparados e se antecipar às mudanças, considerando que a experiência de compra e venda continuará se transformando, buscando maior eficiência, segurança, agilidade e comodidade para os usuários. Neste sentido, a Geopagos, infraestrutura de aceitação de pagamentos, compartilha quatro tendências que começam a se firmar no mercado latino-americano de pagamentos digitais.

One-stop shop: todas as soluções em uma única conexão

Cada vez mais as empresas precisam oferecer diversas soluções de pagamento para que o próprio consumidor escolha como pagar de acordo com seu conforto e necessidade. Para isso, não basta mais oferecer um método de captação para aceitar cartões de crédito e débito, devemos oferecer todas as soluções do mercado (QR Code, pagamento instantâneo, link de pagamento, loja online, etc). E em busca de agilidade e facilidade, as empresas começam a optar por essas alternativas, tanto para vendas no mundo atual, quanto no mundo não atual, que oferecem soluções de valor por meio de uma única conexão.

Metaverso: realidade virtual já impacta o setor de pagamentos

Espera-se que a economia do metaverso atinja US$ 13 bilhões até o ano de 2030, de modo que as instituições financeiras começaram a explorar oportunidades do mundo virtual. Neste contexto, o pagamento por ativos digitais será a principal ferramenta para criar uma experiência de usuário perfeita. O setor de meios de pagamentos levou as agências bancárias para a internet e aos dispositivos móveis. Agora, o metaverso promete levar as pessoas de suas salas de estar para a próxima geração de espaço virtual. Se for bem sucedido, haverá um mercado completamente novo para as grandes marcas serem as primeiras a explorar a nova demanda.

Pagamentos embutidos: mais experiência e menos ficção

A disrupção tecnológica promoveu mudanças no consumo e maior velocidade nas transações; os pagamentos embutidos podem ser a resposta a este novo paradigma: consistem na melhora da experiência do cliente, maximizando a fase mais atrativa (o serviço recebido) e minimizando a menos entusiasmante (etapa de pagamento em si). Um exemplo para conseguir isso é solicitar os dados do cartão de crédito do cliente uma única vez e, em seguida, recuperar esses dados para transações subsequentes.

Interoperabilidade: a democratização do pagamento

O conceito de interoperabilidade permite que pessoas físicas realizem pagamentos independentemente do banco em que tenham conta cadastrada, podendo ser utilizado até mesmo por pessoas que possuem conta digital ou gerenciam uma conta pré-paga. No caso da América Latina, cada vez mais entidades exercem a interoperabilidade, principalmente por meio dos QR Codes e do tema de Open Finance, o que contribui para a inclusão financeira de pequenos comércios e compradores não bancarizados. O que já se começa a falar é levar a interoperabilidade a outro patamar que permita pagar com a mesma facilidade independente do país de origem e destino.

“A velocidade com que o mundo dos pagamentos se transforma é cada vez mais rápida. Portanto, os consumidores latino-americanos exigem mais segurança e confiança sobre as alternativas que têm para acesso adequado a serviços e produtos por meio de sistemas financeiros versáteis. Caberá às pequenas e médias empresas desenvolver sua capacidade de adaptação e fechar possíveis lacunas por meio de mudanças de hábitos e novas soluções promovidas pela era da digitalização”, comenta Anderson Vera Fernandes, Country Manager da Geopagos no Brasil.

Imagem: Shutterstock

Redação

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