Inteligência Artificial, smart consumer, experiência nas lojas, gestão de pessoas, tendências de consumo e sustentabilidade no varejo. Esses foram alguns aprendizados da NRF Retail’s Big Show, em Nova York, que serão apresentados no Retail Trends Pós-NRF, organizado pela Gouvêa Experience, no próximo dia 31 de janeiro, no Teatro Bradesco, em São Paulo
A MERCADO&CONSUMO fez parte da delegação da Gouvêa Experience, que levou uma delegação com 180 executivos para a NRF.
O Retail Trends Pós-NRF tem o objetivo de combinar as tendências do maior evento de varejo com outros mercados e disseminar as demais experiências. Transformational Leadership Fellow da Universidade de Oxford e Distinguished Fellow do Insead, o professor Marcos Troyjo foi convidado para conectar a temática da NRF com a economia e setor de varejo brasileiro.
Confira alguns temas que fizeram parte da NRF 2024 e que serão apresentados no Retail Trend no próximo dia 31:
1 – Tecnologias como facilitadoras de processos
Inteligência Artificial foi uma das principais temáticas da NRF 2024. De acordo com Fabio Aloi, CEO da ONE Friedman, tecnologias, como a IA, como facilitadoras de processo, são cruciais, mas uma abordagem estratégica é necessária.
“Uma abordagem estratégica que envolva integração de estoques, aprimoramento do CRM, digitalização e automação, entre outros, é crucial para o sucesso no novo paradigma do ‘Everywhere Commerce’, que busca uma presença persistente e diversificada na vida do consumidor”, afirma Aloi.
2 – Evolução dos canais de compra
O papel da loja física precisa ser visto e entendido olhando a evolução dos canais de compra. Com a chega do e-commerce e a melhoria dos sites de compras, a experiência online do cliente foi melhorando, enquanto as lojas se mantiveram mais ou menos iguais.
“Dados da WD Partners, apresentados por Lee Peterson na NRF, mostram que 63% dos americanos preferem comprar online. O desafio para os varejistas é integrar os dois mundos, o físico e o virtual. A vida é figital e as pessoas querem tudo junto e misturado”, explica Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls.
3 – Experiência tech no backoffice
Durante os study tours realizados, em New York, foi possível verificar a exaltação do ponto de venda e a baixa percepção de tecnologia, apoiando as experiências na loja. A tecnologia agora é usada no planejamento, no suprimento, na logística, no relacionamento, nos programas de fidelidade e nas recompensas.
“Provadores inteligentes e conectados, realidade virtual, gôndolas infinitas, painéis digitais de alta definição, ferramentas de conteúdo automatizadas, entre outros, não são mais vistos como tendências para aumentar a experiência. A tecnologia está menos perceptível ao cliente e muito mais presente no “backoffice”, afirma Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
Imagem: Mercado&Consumo