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Home Artigos

Reimaginando o varejo: o caminho para o crescimento das empresas

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
24 de janeiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Reimaginando o varejo: o caminho para o crescimento das empresas

O cenário empresarial atual exige uma abordagem inovadora e estratégica para garantir o crescimento sustentável das empresas. A delegação da Gouvêa Ecosystem, na qual sou curadora há mais de uma década, está, por mais um ano, comprometida em trazer insights e aprendizados para o mercado brasileiro.

Eu, particularmente, estive no evento com um olhar dedicado a entender quais são os caminhos para o crescimento das empresas. Agora, trago para vocês alguns dos insights que têm garantido a revitalização de negócios tradicionais, incrementando a entrega de valor no varejo e transformado os desafios da atualidade em alavancas de crescimento.

Um dos pontos centrais que têm guiado o crescimento desses negócios é a redescoberta e valorização dos “heróis” do portfólio, ou seja, os produtos ícones pelos quais a marca é reconhecida. Focar nas categorias centrais e autênticas da marca pode criar um desejo renovado e mais relevância no mercado. A lição aqui é clara: análise e destaque os produtos ou serviços que já são amados pelos clientes, conectando a história e os valores centrais da marca às campanhas modernas.

Ao mesmo tempo, as empresas estão focando em uma expansão mais estratégica. Marcas de luxo estão investindo em experiências físicas inovadoras para atrair consumidores e reforçar a presença da marca, além de investirem em expansão em mercados emergentes. A criação de lojas temporárias e a renovação de conceitos tradicionais são exemplos de como gerar expectativa e engajamento contínuo.

Nesse contexto de ingresso em novos mercados, as parcerias estratégicas são essenciais para o crescimento. A colaboração entre marcas e influenciadores – tanto de relevância global quanto local – pode fortalecer a execução operacional e revitalizar a proposta de valor das empresas. Exemplos como as colaborações da Pacsun com influenciadores mostram como essas parcerias podem criar vínculos emocionais fortes com os consumidores.

E cada vez mais a personalização é um diferencial competitivo crucial. Marcas de luxo estão utilizando insights detalhados sobre perfis de consumidores para segmentar campanhas e produtos, criando relevância tanto para clientes tradicionais quanto modernos. Nesse ponto, a tecnologia é um fator central para a efetividade da estratégia. Ferramentas de IA permitem recomendações personalizadas, melhorando a experiência do cliente. Opções de customização, recomendações e design sob medida fortalecem a relação com os consumidores e aumentam a lealdade à marca.

Ainda no campo da tecnologia e eficiência das operações, a tão falada, há anos, integração omnichannel é essencial para oferecer uma experiência coesa e contínua aos consumidores. Ferramentas digitais, como aplicativos que conectam consumidores às experiências físicas e digitais, são fundamentais. A Inteligência Artificial e os gêmeos digitais – que levam a experiência do ambiente físico para o digital – estão transformando o varejo. A IA permite personalizar recomendações e otimizar processos operacionais, enquanto os gêmeos digitais ajudam a simular mudanças operacionais antes de implementá-las fisicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Também nesse aspecto, o comércio social e o live commerce estão redefinindo a experiência de compra. Plataformas como TikTok Shop estão impulsionando o crescimento do e-commerce, permitindo que consumidores descubram, avaliem e adquiram produtos diretamente da plataforma. Investir em tecnologias de live streaming e anúncios interativos pode aumentar o engajamento e a conversão.

Fica claro que valor no varejo vai além do produto. A criação de experiências memoráveis, como vitrines temáticas e eventos sazonais, pode surpreender e encantar os clientes. A narrativa poderosa e o storytelling são ferramentas eficazes para reforçar a percepção de valor. Marcas que se importam com o impacto social e ambiental são cada vez mais valorizadas pelos consumidores. Iniciativas como práticas de reciclagem têxtil e embalagens sustentáveis aumentam o valor percebido da marca e fortalecem, mais uma vez, a conexão emocional com os clientes.

Esses pilares mostram que o caminho para o crescimento das empresas passa por inovação, personalização e uma abordagem centrada no cliente. Ao combinar tradição e modernidade, autenticidade e tecnologia, podemos criar estratégias que não apenas impulsionam o crescimento, mas também fortalecem a conexão emocional com os consumidores.

E deixo aqui meu convite para você participar do Retail Trends no próximo dia 28 de janeiro, em São Paulo (SP). Estaremos juntos para compartilhar esses e outros aprendizados práticos para potencializar o crescimento dos negócios. Acesse o link e participe! Nos vemos lá!

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Lyana Bittencourt

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Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

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