O Whatsapp se tornou uma importante ferramenta digital na comunicação interna de grandes empresas. Após identificar um movimento de maneira espontânea dos colaboradores, a Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores administradoras de shoppings no Brasil, passou a utilizar o aplicativo como aliado para trazer agilidade e interatividade na hora de conversar com os mais de 4 mil funcionários espalhados nas cinco regiões do país.
Para facilitar a conexão entre os 21 shoppings nas 14 cidades em que a companhia atua, o Whastapp surge como uma importante plataforma de comunicação interna para disseminar informação, ações e valores da empresa para todos da rede, além de permitir um debate saudável sobre as estratégias e diretrizes da companhia.
“O Whatsapp nos ajuda a desenvolver ideias. Para nós, é saudável que as principais diretrizes da companhia recebam a contribuição das diferentes perspectivas de onde atuamos. A Ancar possui um portfólio extremamente heterogêneo e é importante que todos tenham acesso do que acontece nos demais shoppings da empresa e possam contribuir com a sua experiência e conhecimento, mesmo que à distância”, diz Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar Ivanhoe.
A Ancar Ivanhoe acredita no poder da informação para fortalecer e envolver cada vez mais todos os integrantes da equipe. Para a empresa, saber ouvir é um exercício diário para quem busca resultados cada vez melhores. Por isso, adota uma gestão descentralizada e colaborativa, onde a voz do funcionário tem peso estratégico nas decisões da companhia.
Atualmente, existem diversos grupos da Ancar Ivanhoe no aplicativo. Cada área possui um grupo, onde é possível dividir ações e projetos e mensurar quase que instantaneamente as estratégias aplicadas. Até mesmo os superintendentes do shopping aderiram e promovem debates por Whatsapp.
O mais novo grupo criado foi para que 100 pessoas – número limite de participantes permitido pela ferramenta – pudessem acompanhar a National Retail Federation (NRF), maior evento de varejo do mundo. Nele, um pequeno grupo dividiu conceitos debatidos em palestras, soluções adotadas por grandes marcas internacionais e tendências do mercado em tempo real e de maneira interativa.
O uso da plataforma é apenas um reflexo da filosofia de trabalho da companhia, que há mais de 40 anos prioriza a transparência. “A criação dos grupos surgiu de forma espontânea pelas equipes. Ao ver o potencial dessa plataforma na disseminação de conteúdo, boas práticas e valores, adotamos o modelo por toda a companhia”, conclui Marcondes.
(Via Approach Comunicação Integrada)