Com 301 unidades ativas, a marca, a Morana, rede de franquias de acessórios femininos, segue seu plano de expansão e planeja inaugurar 40 lojas em 2025. A marca projeta ultrapassar 310 até maio deste ano,
Segundo Marcio Ucha, gerente de Expansão da Morana, o crescimento da rede é baseado em três pilares essenciais: lucratividade líquida sobre o faturamento acima de 10%; rentabilidade mensal sobre o investimento variando entre 2,5% e 3%; e retorno do capital investido no prazo de 30 a 36 meses.
“Se esses três pilares não forem atendidos, o projeto simplesmente não avança. Esse modelo garante que cada nova unidade seja financeiramente viável e sustentável”, explica.
Perfil dos franqueados
Entre os franqueados, mais de 80% são mulheres e 61% das unidades pertencem a multifranqueados, que operam mais de uma loja da marca e representam um diferencial para a marca.
“Quando um franqueado abre uma segunda ou terceira loja, isso demonstra confiança na marca. Essa estratégia também permite maior eficiência administrativa e acelera o ponto de equilíbrio das operações, beneficiando tanto a rede quanto os empreendedores”, destaca Ucha.
Os dados estão alinhados às tendências do mercado brasileiro. Pesquisa Nacional Perfil do Franqueado & Multifranqueado 2024, da CommUnit e Hibou Pesquisas & Insights, com mais de 500 franqueados de 200 marcas, 60% dos donos de uma única franquia no Brasil são mulheres, e entre os multifranqueados, 55% pertencem ao público feminino. Já entre os multimarcas (unidades de marcas diferentes), 36% são mulheres.
A pesquisa também revela que 56% dos pesquisados são multifranqueados, sendo 34% multiunidade e 22% multimarca, demonstrando o crescimento dessa tendência no setor. Além disso, 46% dos entrevistados estão há mais de 10 anos no mercado, destacando a experiência e o conhecimento da amostra.
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