O Alibaba planeja investir mais de US$ 52 bilhões em Inteligência Atificial (IA) e infraestrutura em nuvem nos próximos três anos, em uma tentativa de aproveitar mais oportunidades na era da IA.
Os gastos de pelo menos 380 bilhões de yuans, equivalentes a US$ 52,41 bilhões, superarão o investimento que a gigante chinesa de comércio eletrônico fez em IA e computação em nuvem ao longo da última década, segundo o Alibaba.
O Alibaba chegou a mencionar o plano na semana passada, quando divulgou balanço trimestral, mas não forneceu números específicos.
Durante a sua última teleconferência de resultados, o CEO da Alibaba, Eddie Wu, descreveu a IA como uma oportunidade “única em uma geração”, com a Inteligência Geral Artificial (AGI) como o principal objetivo de longo prazo da empresa.
Wu destacou que a computação em nuvem continua sendo o principal impulsionador de receita do Alibaba em IA, com o aumento da demanda por serviços de hospedagem de IA. No último trimestre, as receitas do Cloud Intelligence Group – excluindo as receitas das subsidiárias consolidadas da Alibaba – cresceram 11% ano após ano, enquanto as receitas de produtos relacionados com a Inteligência Artificial registaram um crescimento de três dígitos pelo sexto trimestre consecutivo.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock