Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Março aponta queda na confiança e intenção de consumo das famílias

Redação de Redação
24 de março de 2020
no Notícias, Projeções econômicas, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

O início da pandemia do coronavírus no Brasil foi sentido pelo mercado financeiro e a população também recua na intenção de compras nas primeiras semanas desse mês, antes mesmo do fechamento do comércio na cidade de São Paulo.

Após alta do mês de fevereiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) sofreu queda de 5,5%, – 124,6 pontos em março ante os 131,8 de fevereiro. Já o Índice de Consumo das Famílias (ICF) se manteve praticamente estável, leve retração de 0,6%.

De acordo com a Federação, o faturamento do comércio será drasticamente abalado com as restrições de circulação e fechamentos dos estabelecimentos para atendimento presencial, por isso aconselha os empresários a buscarem alternativas como vendas online, por aplicativos e delivery.

Também sugere que recebam os pagamentos por meio online como PicPay, mercado Pago, AME, por exemplo, para que não haja a necessidade de levar a maquininha de cartão.

O pagamento por meio de aplicativo é tão seguro quanto o tradicional, e o comerciante recebe valores na mesma hora, o que é bom para o fluxo de caixa.

Para a Federação, não é o momento de cancelar as atividades e realizar demissões, mas tentar se adaptar à nova realidade.

Por isso, recomenda renegociação de dívidas com as instituições financeiras, sendo que as principais já se mostraram dispostas a prorrogar por 60 dias os pagamentos de prestações a vencer, exceto para cartão de crédito e cheque especial.

Com a redução da demanda, também não é aconselhável manter o estoque alto, melhor concentrar as compras apenas nos itens básicos.

Além disso, é o momento de refazer cálculos, listar custos de aluguel, energia, gás, máquinas, funcionários, serviços contratados, contador, entre outros.

Confirme se terá dinheiro em caixa para manutenção do negócio nos próximos três meses, em caso negativo procure crédito por meio do Desenvolve SP ou o Banco do Povo, com juros menores do que os praticados pelas instituições financeiras tradicionais.

ICC
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano caiu em março (-5,5%): 131,8 de fevereiro para os atuais 124,6 pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado, o recuo foi menor, 0,8%.

Entre os dois quesitos que compõem o indicador, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) puxou o ICC para baixo com queda de 10%: de 120,9 pontos em fevereiro para 108,8 pontos em março.

Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) recuou 2,8% – 139 pontos em fevereiro para os atuais 135,1 pontos. No comparativo anual, ambos sofreram baixa 11,7% e 6,4%, respectivamente.

ICF
Após quatro altas consecutivas, o Índice de Consumo das Famílias registrou leve queda em março – de 106,8 pontos em fevereiro para os atuais 106,2 pontos. Já em comparação com o mesmo período do ano passado, obteve elevação de 2,6%.

Dos sete itens analisados, os que sofreram maiores recuos foram: nível de consumo atual (-5%) e perspectiva de consumo (-2,4%). Por outro lado, a maior alta foi de acesso ao crédito (2,1%).

* Imagem reprodução

Postagem anterior

99 destina mais de R$ 4 milhões em corridas para apoiar combate ao Covid-19

Próxima Postagem

COVID-19 | Pessoas na Cadeia de Foodservice

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Target
Notícias

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical
Inovação

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais
Notícias

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico
Economia

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema
Economia

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice
ESG

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
foodservice

COVID-19 | Pessoas na Cadeia de Foodservice

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025
Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.