A IAB Brasil, associação que tem como objetivo desenvolver publicidade digital no País, acaba de lançar o “Guia de Retail Media para Varejistas”. O material é um roteiro prático para o varejo estruturar e expandir seus programas de retail media, explorando as oportunidades e os desafios do setor.
Uma pesquisa da eMarketer mostra que o investimento global em publicidade de retail media deve atingir quase US$ 100 bilhões até 2028, com uma taxa de crescimento anual de 17,2%. No Brasil, o estudo mostra que o setor também segue em forte expansão, com investimentos projetados para alcançar US$ 2,07 bilhões em 2028.
O guia aborda diferentes tipos de programas, como anúncios dentro das lojas virtuais, em lojas físicas e em sites parceiros. Explica, também, como funcionam diferentes modelos de negócio, desde aqueles em que o varejista faz tudo sozinho até aqueles em que eles usam plataformas de terceiros. Mostra, ainda, formas de organizar as finanças.
Os programas e modelos de negócios apresentados no guia de retail media para o varejo são explicados a partir da análise de cases de empresas como Coca-Cola e Heineken. Esses cases ilustram como diferentes formatos podem ser aplicados para atingir objetivos específicos ao longo da jornada do consumidor.
O material é voltado para varejistas, profissionais de marketing e publicidade, anunciantes, gestores de mídia digital, especialistas em dados e tomadores de decisão de empresas que desejam explorar o potencial da solução.
O guia completo pode ser acessado clicando-se aqui.
Retail media no Brasil
No Brasil, segundo dados da Retail Media Insights 2024, da Newtail, 79% das indústrias entrevistadas utilizam o retail media, e 100% delas consideram o modelo uma tendência essencial para o varejo. No setor varejista, 73% dos participantes adotaram essa estratégia. Segundo o IAB Brasil, a expectativa era de que R$ 2,6 bilhões fossem investidos em publicidade nos marketplaces brasileiros até o final de 2023.
O estudo aponta que cerca de 40% das indústrias priorizam o aumento da visibilidade em e-commerces e a mensuração do impacto de suas ações de marketing, utilizando o retail media para otimizar o retorno sobre investimento (ROI) e melhorar o desempenho de produtos estratégicos em plataformas como Amazon e Mercado Livre.
Embora o setor esteja em expansão, 31,3% das agências ainda não trabalham com retail media, o que aponta para oportunidades de crescimento e a necessidade de capacitação no mercado. Além disso, 40% das agências afirmaram que precisam de mais conhecimento para adotar a ferramenta de forma efetiva.
Imagens: Envato