Seguindo o plano de modernização e acompanhamento do avanço tecnológico do mercado, o Compra Agora, plataforma B2B focada no varejista brasileiro, está investindo na implementação de um programa de tecnologia próprio denominado “Programa Conecta”, criado para atender de forma mais personalizada varejo, distribuidores, indústrias, consultores e equipes operacionais.
Com um investimento inicial de cerca de R$ 50 milhões, a iniciativa, de acordo com a empresa, representa um salto tecnológico em termos de modernidade e robustez. A mudança fortalece a gestão das operações internas, impactando a eficiência transacional, a contratação de serviços e a interface com stakeholders. Além disso, proporciona uma melhor usabilidade, melhorias no site e uma reorganização das atividades em todas as áreas da empresa para torná-la ainda mais eficiente.
“A implantação de um sistema proprietário de vanguarda coloca o Compra Agora em uma posição privilegiada no mercado, oferecendo uma experiência aprimorada tanto em nosso site quanto nos aplicativos móveis para iOS e Android. Além disso, essa tecnologia nos capacita a agilizar a incorporação de novos parceiros, garantindo qualidade e desempenho técnico a um custo mais baixo em comparação com as soluções disponíveis atualmente”, explica Thaise Hagge, CTO do Compra Agora.
App foi reestruturado para programa
O app do Compra Agora foi reestruturado pela Accenture para o programa. O objetivo foi proporcionar eficiência e praticidade para o varejista no dia a dia. Com uma interface atualizada para iOS e Android, ele oferece flexibilidade na colocação de pedidos, mais estabilidade e performance aprimorada.
Além disso, segundo a empresa, proporciona uma experiência de compra mais ágil, com filtros inteligentes para localizar produtos, listagem de cupons disponíveis no carrinho, e sincronização entre dispositivos. Recomendações personalizadas, com ferramentas de pesquisa com base em IA, e uma vitrine renovada oferecem mais opções e maior controle sobre o estoque, pedidos e créditos com uma plataforma robusta e integrada.
A plataforma modular permite conectar ferramentas, realizar testes de novas funcionalidades e explorar inovações de forma independente. Serão conectados mais de 30 indústrias, 120 distribuidores e 290 operações, beneficiando mais de 530 mil lojistas e transacionando milhares de pedidos diariamente.
As indústrias parceiras do Compra Agora ganham com a otimização de seu portfólio em uma nova vitrine, que melhora a navegação e a exibição de produtos, impulsionando as vendas e diversificando o mix de produtos. Segundo Thaise, elas têm ainda mais liberdade para criar e gerenciar promoções, com uma lista de cupons renovada e maior flexibilidade para inserir produtos e caixarias. O controle de orçamento promocional também foi aprimorado, permitindo uma gestão mais rápida e eficiente das campanhas, em conjunto com a equipe do marketplace.
Outra novidade é o portal do distribuidor, criado para oferecer uma visão completa da operação, como estabelecimentos atendidos e status de pedidos. Com uma usabilidade renovada, o site e app proporcionam maior agilidade no processo de vendas, facilitando a busca por produtos e a aplicação de promoções. “Garantimos uma conferência mais rápida dos descontos aplicados, com uma vitrine inteligente para cupons e promoções”, complementa a CTO do Compra Agora.
Pilares do novo programa tecnológico
O novo programa tecnológico do Compra Agora tem como premissa o desenvolvimento com base em três pilares fundamentais: a busca pela eficiência financeira, promoção da digitalização em todas as áreas do negócio e o oferecimento de novas oportunidades de valor.
“O programa representa um marco em nossa jornada para impulsionar a transformação digital no mercado B2B. Com essa iniciativa, estamos comprometidos em capacitar todos os nossos parceiros a prosperarem em um ambiente cada vez mais competitivo, proporcionando soluções tecnológicas de ponta que contribuirão para o crescimento sustentável dos negócios”, afirma Thaise.
O desenvolvimento tecnológico está sendo realizado em colaboração com a Accenture, empresa de serviços profissionais que leva transformação digital a seus clientes, com forte expertise em crescimento por meio de plataformas de e-commerce.
“Entendemos que este programa de profunda transformação digital vai remodelar a indústria de bens de consumo de uma maneira muito relevante e positiva, uma vez que se trata de um projeto que traz alta eficiência operacional para todos os stakeholders da cadeia. Estamos orgulhosos com a nossa colaboração”, disse Matías Levín, diretor da Accenture no Brasil, responsável pelas Indústrias de Consumidores.
Imagem: Reprodução