Changpeng Zhao, fundador da exchange de criptomoedas Binance, deveria cumprir uma sentença de três anos de prisão dada a gravidade de seus crimes, disseram promotores dos EUA na noite da terça-feira, 23.
Zhao deixou o cargo de CEO da Binance em novembro. Ele se declarou culpado de violar os requisitos de combate à lavagem de dinheiro dos EUA, um crime que normalmente envolve sentenças de até 18 meses de prisão.
A empresa também concordou em pagar uma multa de US$ 4,3 bilhões.
No entanto, os promotores do Departamento de Justiça disseram em um processo judicial na terça-feira que ele merecia uma sentença mais alta, pois “o escopo e as ramificações da má conduta de Zhao eram enormes”.
Demissões no ano passado
A Binance demitiu mais de mil pessoas em julho de 2023, de acordo com uma pessoa familiarizada com os movimentos. O exercício, que continua, pode resultar na perda de mais de um terço de sua equipe, disseram as fontes.
Trabalhadores de atendimento ao cliente foram fortemente afetados, com cortes globais, incluindo cerca de três dúzias de funcionários de atendimento ao cliente na Índia. Um porta-voz da Binance confirmou que os funcionários estavam sendo demitidos, mas se recusou a dizer quantos.
Antes das demissões, a Binance tinha uma equipe global de 8.000 pessoas. Hoje, a Binance comemorou seu aniversário de seis anos. “Mal podemos esperar pelo que está por vir”, disse em uma mensagem no Twitter.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock