Produtos como vinhos, artigos para pets e livros são os queridinhos dos brasileiros quando se trata de clubes de assinaturas. De acordo com pesquisa realizada pela Vindi, em parceria com a OpinionBox, esse serviço de benefícios cresceu muito no Brasil nos últimos anos: cerca de 79% dos entrevistados declaram assinar de 1 a 4 clubes. A adesão a esse tipo de serviço começou durante a pandemia da covid-19, mas mesmo após o fim do período de isolamento social, as famílias mantiveram o hábito.
Esse formato de comércio tem sido utilizado pelas empresas para se aproximarem de seus consumidores e gerarem uma renda fixa todos os meses. O estudo destaca que a variedade de produtos, a comodidade de receber itens novos em casa periodicamente, a praticidade nas formas de pagamento e a operação simplificada para a assinatura são os aspectos que mais atraem os assinantes em relação aos clubes.
Hoje em dia é possível encontrar flores, maquiagens, bolsas de luxo, roupas, bebidas, brinquedos e outros itens em clubes de assinatura espalhados pelo País.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) explica que o clube de assinatura é um modelo de negócio voltado para o comércio recorrente de produtos e serviços. Trata-se de um velho conhecido dos brasileiros, afinal, antes do boom da tecnologia, muitas pessoas já assinavam clubes de revistas e jornais para receber mensalmente os exemplares na porta de casa.
Empresas
As empresas enxergam este tipo de serviço como uma forma de fidelizar o consumidor, pois ao aderir aos clubes de assinatura podem oferecer um serviço mais personalizado, tornando a relação entre marca e cliente mais próxima.
A geração de receita recorrente é outro ponto que beneficia as empresas que oferecem os clubes de assinatura, já que permite um planejamento financeiro mais eficiente, calculável e focado na sustentabilidade da empresa. Também é possível ter maior controle de estoque, pois o empreendedor consegue prever quantos e quais produtos serão entregues.
Como funcionam
A pesquisa da Vindi com o Opinion Box também destaca que esse modelo de negócio está entre os top 3 dos serviços mais buscados pelos brasileiros, sendo citado por 31% dos entrevistados, atrás apenas das taxas de pedágio e estacionamento e dos serviços fitness.
A dinâmica de funcionamento dos clubes é um dos fatores determinantes para o sucesso desses serviços. O assinante tem a possibilidade de escolher o tipo de assinatura, que pode ser semanal, mensal, semestral ou anual. Os pagamentos também são simplificados, feitos pela internet. Após isso, o consumidor passa a receber os itens em casa com a periodicidade acordada.
Existem também aqueles clubes de produtos em que o objeto a ser entregue só é descoberto no momento da abertura da caixa (unboxing). Por esse motivo, muitos assinantes criaram o costume de fazer vídeos de reação quando recebem seus pedidos, os quais são postados e compartilhados nas redes sociais, contribuindo para a popularização dos clubes de assinatura.
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