O órgão regulador de concorrência do Reino Unido está em busca de informações sobre parcerias entre empresas de tecnologia e de inteligência artificial (IA), incluindo as norte-americanas Microsoft e Amazon.
Em comunicado, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, pela sigla em inglês) britânica disse que está coletando opiniões de terceiros sobre uma parceria entre a Microsoft e a Mistral AI e outra entre a Amazon e a Anthropic, empresa de IA com sede nos EUA. A contratação de ex-funcionários da Inflection AI pela Microsoft também está na mira do órgão.
A CMA disse que ainda não chegou a qualquer conclusão sobre se as parcerias se enquadram nas regras de fusão ou se ameaçam a concorrência no Reino Unido.
As partes envolvidas podem enviar comentários à CMA até dia 9 de maio.
Investimento de 2,5 bilhões de libras em 2023
A Microsoft investirá 2,5 bilhões de libras nos próximos três anos no Reino Unido para expandir a sua infraestrutura de datacenters de inteligência artificial (IA) de próxima geração, segundo comunicado do governo britânico. De acordo com a publicação, a empresa está empenhada em mais do que duplicar a sua presença em centros de dados no país e em formar mais de um milhão de pessoas para a economia da IA.
Este é o maior investimento em seus 40 anos de história no país, que verá a Microsoft aumentar sua infraestrutura de IA no Reino Unido em Londres e Cardiff e potencial expansão no norte da Inglaterra, ajudando a atender à crescente demanda por IA eficiente, escalonável e sustentável poder de computação específico, segundo o comunicado.
Os datacenters processam, hospedam e armazenam grandes quantidades de informações digitais que são críticas para o desenvolvimento de modelos de IA.
Com informações de Estadão Conteúdo (Sergio Caldas).
Imagem: Shutterstock