Ferramenta on-line da Sodexo mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho

business black man okay gesture

Será que o seu funcionário está satisfeito com o seu emprego atual? Para responder a esta e outras questões, o Índice de Qualidade de Vida no Trabalho coleta entrevistas on-line e traça um raio-x da qualidade de vida no trabalho do brasileiro. A média geral atual é de 6,5 pontos

54% estão satisfeitos com o seu emprego atual
Executivos de altos cargos (diretores, empresários e gestores) são os profissionais que apresentaram as maiores médias. A satisfação com o trabalho também é maior entre pessoas com pós-graduação

37% possuem uma opinião neutra sobre o seu emprego atual
A proporção de neutros é maior entre pessoas que trabalham nas áreas financeira e administrativa.

9% estão insatisfeitos com o seu emprego atual
A maior proporção de insatisfeitos está entre profissionais que trabalham com atendimento ao cliente, área comercial e serviços de apoio administrativo e, também, entre pessoas que completaram até o ensino médio.

“Qualidade de Vida vai muito além da saúde e bem-estar individual. Ela também produz efeitos positivos sobre a produtividade nas organizações, tema que é essencial para o avanço da economia de qualquer País. Quando as empresas investem amplamente em Qualidade de Vida, elas criam o contexto ideal para o aumento do engajamento e do rendimento de seus colaboradores. Com isso, ganham também em competitividade”, comenta o diretor executivo de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos, Fernando Cosenza.

O estudo busca compreender quais são os fatores que interferem na qualidade de vida do trabalhador brasileiro; medir a satisfação com a qualidade de vida no trabalho; construir um índice que permita o acompanhamento e comparação ao longo do tempo e desenvolver uma ferramenta útil para pessoas interessadas no tema, especialmente os gestores de Recursos Humanos. 

É cada vez maior a preocupação das empresas com a qualidade de vida de seus colaboradores, tanto que, muitas delas se esforçam para oferecer segurança e conforto no ambiente de trabalho, reconhecer os talentos e promover um estilo de vida saudável, a fim de aumentar o engajamento da equipe e consequentemente, a produtividade.

O teste é gratuito e qualquer pessoa pode fazer, acessando o site: http://indice.sodexobeneficios.com.br/

A pesquisa é quantitativa, coletada por meio de entrevistas on-line. Possui abrangência nacional e tem como público-alvo trabalhadores (População Economicamente Ativa – PEA), 18 anos ou mais, com atividade remunerada fora de casa com ou sem carteira assinada. 600 entrevistas. 

 

Foto: Freepik

Sair da versão mobile