Na manhã de hoje (24 de junho), o Mercado & Consumo em Alerta reuniu Sergio Herz, CEO da Cultura; Ada Mota, sócia-fundadora da ADCOS; e Maria Cristina Potomati Fiuza, presidente do Grupo Dovac (Lukscolor Tintas, Luksnova). Os executivos destacaram a aceleração da transformação dgital nas empresas como movimento mais notório e necessário para o período. Confira os demais insgihts gerados durante a live promovida em parceira com a Gouvêa de Souza.
1 – Reinvenção veloz é a palavra de ordem em 2020, seja em empresas que já vinham com migração acelerada para canais digitais, mas também em empresas que em função das mudanças de comportamentos deste ano, precisam agora aportar mais valor em seus negócios para aumentar a atratividade;
2 – Alterações, avanços e inovações que não eram possíveis em anos anteriores, a crise (ou falta de opção) viabilizou. Esta mudança nos leva a pensar sobre outros planos impossíveis não realizados por não termos o senso de urgência (ou a necessidade);
3 – Precisamos pensar mais nas equipes de lojas, como iremos equacionar a relação dura de trabalho em lojas com o trabalho em home office de equipes administrativas com maior qualidade de vida (depois que aprendermos a trabalhar com maior equilíbrio neste contexto);
4 – Pontos de atrito e de fricção serão analisados com maior rigor pelos consumidores. A nova equação de consumo com hiperconveniência, preços acessíveis (até mesmo com gratuidade em muitas categorias) e a necessidade de uma experiência mais envolvente, deverão ser alvo da atenção das empresas para angariar engajamento;
5 – O ano de 2020 ficará marcado como o ano da aceleração exponencial empresarial como se as empresas tivessem ingerido doses potentes de anabolizante digital, mas ao mesmo tempo será um ano marcado por uma freada brusca de hábitos de vida que fez com que as pessoas pensassem mais sobre si próprias e suas vidas;
6 – Com todos estes aprendizados, 2020 também será o ano do despertar coletivo da importância dos cuidados pessoais, da socialização, das outras pessoas em nossas vidas, da importância dos amigos, do contato físico, dos cuidados com a casa, um crescimento do maior apreço com o viver de bem com a vida, de bem consigo mesmo, com seu espaço de viver e com os seus.
Enquete virtual
Durante a conversa toda audiência foi convidada a participar de uma pesquisa sobre inovação nas empresas no segundo semestre. O resultado você confere a seguir.
Para 54%, novas modalidades de relacionamento com os clientes e engajamento estão entre ações que devem ser vistas como prioridade. Em terceiro lugar ficaram três alternativas, como lançamento de produtos, novos canais de vendas e entrada em novos mercados, com 14%. Já, 5% da audiência apontou que mudança ou lançamento de serviços estão entre as iniciativas.
Este webinar contou com a mediação de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza, além de patrocínio da ACI Universal Payments, empresa com solução única e universal que oferece pagamentos em tempo real corporativos e de varejo.
* Imagem reprodução