Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

PORTAL REVISTA EXAME: "Os 12 movimentos estratégicos do franchising no Brasil"

Redação de Redação
24 de julho de 2015
no Artigos
Tempo de leitura: 4 minutos
Franchising - Business Background. Blue Arrow with "Franchising" Slogan on a Grey Background. 3D Render.

Franchising - Business Background. Blue Arrow with "Franchising" Slogan on a Grey Background. 3D Render.

Tem mais um artigo do diretor-geral da GS&MD Gouvêa de Souza, Marcos Gouvêa de Souza, no portal da Revista Exame.com. Aqui, ele faz uma análise sobre tendências para o setor de franchising brasileiro:

O setor de Franchising foi um dos que mais se beneficiou do forte crescimento econômico durante a chamada Década do Consumo a partir de 2004, quando o faturamento foi de R$ 31,4 bilhões e no passado alcançou R$ 128,9 bilhões. O Brasil se transformou no terceiro maior mercado mundial de Franchising, superado apenas por Estados Unidos e China, com 2.942 redes, perto de 126 mil unidades franqueadas e emprega cerca de 1,1 milhão de pessoas.

Tudo indica que o Franchising continuará a crescer nos próximos anos, porém em ritmo menor e alguns movimentos estratégicos são perceptíveis na transformação que o setor irá viver.

1. Mais gestão e menor expansão

Depois do período de grande crescimento em número de unidades físicas, a maior ênfase para franqueadores e franqueados nos próximos anos será melhorar o desempenho e eficiência das unidades existentes, direcionando a expansão para áreas ainda com potencial mas, principalmente, concentrando atenção, recursos, tecnologia e desenvolvimento de melhores práticas na busca da excelência e na melhoria do desempenho das unidades e operações existentes;

2. Segmentação e Diversificação

Para os grupos empresariais que desenvolveram modelos de franquias que podem ser considerados maduros, o momento futuro envolve a continuidade da expansão seletiva de unidades físicas e ao mesmo tempo a criação de novos formatos, conceitos e marcas que permitam diversificação e segmentação de negócios, criando oportunidades para reter o capital financeiro e operacional dos mesmos franqueados de suas outras marcas e potencializando esse ativo que representa o domínio de toda a cadeia de gestão de franquias;

3. Formação de Grupos Econômicos em Franquias

O modelo existente no mercado internacional que envolve a formação de grupos econômicos baseados na capacidade de administrar um conjunto de marcas franqueadoras começa a ocorrer no Brasil (Boticário, Trigo, BFFC- Bobs, etc) e tenderá a ampliar sua presença no mercado, baseado exclusivamente em recursos próprios mas também em combinação com grupos financeiros locais ou internacionais;

4. Consolidação

O processo que envolve o domínio de toda a cadeia de gestão de franquias e a competência na geração de resultados irá induzir um processo de consolidação do mercado de franquias com algumas marcas sendo incorporadas por grupos especializados, com participação ou não de grupos financeiros;

5. Internacionalização

As maiores e mais consolidadas franquias brasileiras tenderão a buscar alternativas para o menor crescimento do mercado local através da expansão internacional de suas marcas e conceitos, com preferência pelos mercados latino-americanos e norte-americano, mas também considerando oportunidades nos emergentes mercados europeus, árabe-unidos e asiáticos, como já fazem hoje alguns dos líderes do setor no Brasil, como Boticário, BFFC-Bob’s, Giraffas e outros;

6. Incorporação de mais ferramentas tecnológicas

No processo de amadurecimento do setor de franquias, depois da ênfase na expansão física, haverá relevante demanda e incorporação de ferramentas tecnológicas de gestão, como forma de apoiar o foco na melhoria do desempenho dos negócios atuais;

7. Ênfase no desempenho das pessoas

Passada a euforia na expansão de unidades, o próximo ciclo será marcado pela concentração de atenção na melhoria do desempenho das pessoas, franqueados e seus funcionários, bem como os da própria franqueadora;

8. Muito mais atividade digital

Haverá crescente importância na incorporação da cultura digital nos negócios de franquias, seja na própria gestão, na comunicação, nos treinamentos, nos programas de relacionamento, na propaganda e na promoção. O setor tem dedicado menor atenção aos elementos da cultura digital, preocupado que esteve com a expansão física, e agora, irá direcionar mais atenção nas oportunidades que se abrem para a incorporação da nova realidade digital aos seus negócios;

9. Mais serviços e menos produtos

Acompanhando o movimento geral de negócios e de amadurecimento de mercado, haverá maior ênfase no desenvolvimento de franquias ligadas a serviços pessoais, domésticos e empresariais em relação às franquias direcionadas para revenda de produtos;

10. Maior presença de fornecedores de marcas e serviços

Haverá continuidade no aumento do uso da franquia como modelo de negócio para expansão de atividades e criação de canal próprio e exclusivo por fornecedores de produtos, marcas e serviços como forma de redução de sua dependência dos canais tradicionais. É importante ressaltar que o Brasil se destaca no cenário internacional pela expressiva participação de fornecedores com canais próprios e exclusivos de negócios com os consumidores finais e no cenário atual e futuro, muito mais competitivo, isso tenderá a se ampliar;

11. O mercado continua atraente

Apesar do ciclo recessivo que o país vive, o Brasil ainda é um dos mercados mais atraentes no mundo, especialmente para as marcas internacionais dos mais diversos setores, por conta da adesão que o sistema de franquias conseguiu, sua organização, estruturação e legislação, que criam ambiente favorável à sua expansão, em especial porque no sistema existe um menor risco para as marcas que contam com o envolvimento, recursos e comprometimento de empresários locais;

12. Maturidade Empresarial

Um novo ciclo de amadurecimento e consolidação será marcante nos próximos anos do Franchising no Brasil balizado pela ampliação do número de grupos empresariais ligados ao negócio, maiores investimentos do setor financeiro nas redes franqueadoras e aumento ainda maior da participação de marcas internacionais no país integrando melhores práticas de gestão, eficiência e controle.

(Exame)

Postagem anterior

5 regras de ouro para ser bem sucedido nas redes sociais

Próxima Postagem

LATAM Retail Show recebe palestra de gerente de E-commerce da Arezzo & Co

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem

LATAM Retail Show recebe palestra de gerente de E-commerce da Arezzo & Co

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.