Neste quinto episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vamos explorar novas tendências da gamificação no dia a dia das empresas para que possamos ampliar a sua atuação.
Essa prática está consolidada no universo corporativo e o seu uso só cresce ao redor do mundo. A busca pelo engajamento e aumento de produtividade faz com que a estratégia da gamificação seja a ficha 1 para alcançar esses objetivos.
E o melhor, o seu crescimento se sustenta pelos resultados alcançados porque arrebatou os corações dos colaboradores como a melhor prática nos quesitos atenção, aprendizado, fixação dos conteúdos e recompensas.
As pesquisas sobre o uso da gamificação nas empresas trazem respostas com percentuais muito elevados, com engajamento acima de 85%; aumento da produtividade, em 89%; e, para fechar com chave de ouro, aumento da felicidade no ambiente de trabalho, com 88%.
A gamificação evolui constantemente para atender as expectativas, cada vez maiores, dos colaboradores. Com isso, surgem tendências que, aos poucos, vão se incorporar às práticas do dia a dia. Trago aqui 5 tendências que foram destacadas pelo Leonardo Oliani, fundador da Astéria. São elas:
- Acompanhamento do progresso do colaborador em tempo real, permitindo ajustes na jornada de aprendizagem e suporte personalizado, o que refletirá numa experiência muito mais engajadora e produtiva;
- Inclusão da gamificação para promover o bem-estar, utilizando os jogos para estimular hábitos saudáveis e proporcionar ambientes felizes e propositivos;
- Aumento da popularidade junto as novas gerações, que cresceram junto com os jogos digitais e se sentem estimuladas pela prática de aprendizagem que seja desafiadora, dinâmica e recompensadora;
- Inovação nos formatos de gamificação, trazendo mais personalização nos treinamento, buscando atender as necessidades individuais de cada colaborador e criando sistemas mais flexíveis, baseados nas habilidades e competências que cada indivíduo precisa adquirir, além de alterar os níveis de desafios e fornecer feedback em tempo real, visando o avanço do seu desempenho;
- Associação da gamificação com a Inteligência Artificial, unindo a utilização dos elementos de jogos com as análises avançadas e a personalização da IA. Essas tecnologias possibilitam um grande avanço na oferta de experiências personalizadas e na geração de dados em tempo real.
A gamificação seguirá inovando a passos largos, agregando novas experiências, que, aliadas as novas tecnologias, trarão ainda mais engajamento, ganho de competências e felicidade. E esse ciclo vai seguir se retroalimentando e agregando novas práticas e gerando mais dados.
Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock