Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que faz da Best Buy um case respeitado até pela Amazon, seu maior concorrente e agora parceiro?

Redação de Redação
24 de agosto de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Varejo digital
Tempo de leitura: 3 minutos

“Todos acharam que a gente ia morrer” diz Hubert Joly, que foi contratado como CEO, em agosto de 2012, depois do mercado ver o lucro da Best Buy encolher 90% no trimestre e o seu antecessor sair de cena,  enquanto estava sendo investigado sobre um possível relacionamento com uma funcionaria da companhia, algo levado bem a sério nos Estados Unidos.

Para quem não conhece a história de Hubert Joly, em agosto de 2012, no dia em que foi anunciada sua contratação, as ações da companhia na bolsa despencaram 10%. O perfil de Joly não agradava ao mercado. Criado e educado na França, ele foi o primeiro CEO escolhido sem histórico de carreira no grupo, cujo currículo era da indústria hoteleira e, previamente, havia trabalhado em um conglomerado de mídia. Possuía zero experiência no varejo, mas, após alguns poucos meses, a estratégia de escolher alguém como Joly se mostrou vencedora porque ele tinha o talento necessário para a virada do gigante de 52 anos de mercado. Joly entendia como capturar e valorizar o tempo dos clientes.

Implementou o chamado personal chefe de tecnologia pessoal, uma modalidade de consultor que ajuda as pessoas a tornarem suas casas mais inteligentes ou, simplesmente, mais funcionais. Esses “consultores” buscam criar um relacionamento de longo prazo com os clientes e não se limitam a vender uma vez.  No programa consultivo, existem três regras principais. No. 1: Nenhum trabalho é pequeno demais. “Vamos ensinar você a fazer perguntas ao Alexa”, é um exemplo de uma solicitação atual e comum para o uso do Amazon Echo. No. 2: Nós iremos à sua casa gratuitamente. Nº 3: fique à vontade para não fechar um contrato até o final do dia.

Para que o modelo funcione, os consultores têm um salario anual, ao invés de receber por hora. Eles estão dispostos a ficar com clientes por até 90 minutos ao telefone e atender chamadas mesmo estando em casa. Enfim, algo que a Amazon não possui. Para atender a esse padrão de atendimento, a equipe de vendas é regularmente treinada e as lições abordam temas como quais frases usar na conversa, amenidades, posturas e gestos.

Um dos primeiros resultados foi a Best Buy ter o seu maior crescimento desde o Natal de 2003, com alta de 9% das vendas.  Até Jeff Bezos, CEO da Amazon, comentou que “os últimos 5 anos desde que Hubert (Joly) assumiu têm sido marcantes”.

As medidas internas e externas tomadas pelo CEO merecem ser estudadas a fundo, mas podemos dizer que existe uma combinação inicial de corte e otimização de custos. Foram feitos Investimentos e apostas corretas para nivelar com os concorrentes e suprir uma demanda do mercado com os recursos disponíveis na empresa. O negócio foi reinventado e foram firmadas alianças inteligentes com concorrentes. A primeira mudança veio com o corte de custos e patrocínios esportivos, a venda de ativos em outros países e a conscientização dos executivos da empresa de que “se não mudarmos, vamos morrer”.

A implementação de entrega no mesmo dia foi logo seguida por concorrentes como a Amazon, que passou a oferecer esse serviço de graça para os clientes prime. A Best Buy não ficou atrás e baixou para 1/4 do valor o frete inicial, além de, inteligentemente, expandir o serviço para 40 cidades. Recentemente, começaram a testar o “On my way”, aplicativo que garante que o cliente não chegue à loja antes da mercadoria estar disponível. Também, nessa mesma linha, mas focando no cliente interno, foi implantado o restoque, que é feito via delivery e pick-up.

Analistas do mercado tem usado a frase “Best Buy é como um comerciante de armas” para se referir à empresa. Isso se dá com seu grande diferencial em relação à Amazon, de mais de 1.000 pontos físicos espaçosos. Joly viu o benefício de usá-los como “showrooms” ou “vitrines” para as grandes marcas de tecnologia, incluindo a própria Amazon. A Best Buy foi das primeiras redes a oferecer corners da Apple, mini-lojas Samsung, espaços da Microsoft dentro das lojas e Sony. Para as marcas, vale a pena pagar um aluguel pelo espaço, pois sai mais barato do que construir uma loja do zero. Recentemente, a companhia criou mais espaço para a Amazon e o Google, para que possam exibir melhor suas tecnologias para casas inteligentes. Os dois são rivais, mas a Best Buy é neutra. “Nisso ela segue como um comerciante de armas, pois não importa qual marca você compra, desde que compre comigo”. Este é o caso da Best Buy.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Inaugurada primeira unidade da ZEISS Vision Center em Alphaville

Próxima Postagem

Empresa lança portal online para indústrias do varejo de supermercados

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar
Economia

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil
Economia

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Empresa lança portal online para indústrias do varejo de supermercados

Empresa lança portal online para indústrias do varejo de supermercados

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

Brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores a receber; veja como consultar

13 de maio de 2025
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos

13 de maio de 2025
Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

Semana S oferece 15 mil vagas de emprego e leva shows gratuitos às capitais do Brasil

13 de maio de 2025
Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir "fábricas de IA" na Arábia Saudita

Nvidia e Humain anunciam parceria estratégia para construir “fábricas de IA” na Arábia Saudita

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.