O primeiro semestre de 2024 foi positivo para o mercado de beleza brasileiro, que inclui fragrâncias e cosméticos premium. Segundo dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, o setor atingiu um faturamento superior a R$ 1,8 bilhões, com mais de 5 milhões de peças vendidas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 18% em valor e 11% em unidades vendidas.
As lojas físicas continuam a desempenhar um papel crucial, registrando um crescimento de 20%, em relação ao primeiro semestre de 2023. Ao mesmo tempo, as vendas online também continuam a expandir, com um aumento de 13%. “As lojas físicas voltam a se fortalecer em 2024, também com uma movimentação de abertura de novas portas no mercado, porém, a combinação de ambos os canais demonstra como os consumidores estão buscando a conveniência do online sem abrir mão do toque pessoal das lojas físicas”, afirma Ana Seccato, diretora Comercial e Thought Leader da Circana.
Todas as categorias de produtos de beleza de prestígio apresentaram crescimento em dois dígitos, mas foi maquiagem que realmente se destacou, com um crescimento de 25% no período. De acordo com o estudo, produtos para o rosto, como blushes e corretivos, juntamente com itens para lábios, como batons e gloss, lideraram o crescimento da categoria. Este aumento é amplamente impulsionado por tendências populares nas redes sociais, especialmente no TikTok, além de novos lançamentos que capturaram a imaginação dos consumidores.
A categoria de skincare também se destacou, superando a média do mercado com um crescimento de 18% em relação a 2023. Produtos de cuidado corporal são destaque, seguindo em linha com as tendências globais. Além disso, a categoria de Proteção Solar é outra que ganha importância, impulsionada por produtos que oferecem, além da proteção FPS, benefícios adicionais focados em cuidados específicos.
A categoria de fragrâncias apresentou um crescimento de 15% em comparação ao ano anterior. Embora um pouco abaixo da média do mercado, o desempenho ainda é robusto, impulsionado principalmente por lançamentos de novos produtos.
De acordo com a Circana, os lançamentos de 2024, junto com os de 2023, foram responsáveis por 80% do crescimento no período, com as novidades deste ano contribuindo com 31%. A Circana observa que o aumento nos preços médios das fragrâncias, de 10%, também impactou o crescimento, afetando especialmente o canal online. Em contraste, as categorias de maquiagem e tratamento tiveram um aumento de preço 62% menor.
Destaques de lançamentos
Entre os principais lançamentos de fragrâncias de 2024 estão o Good Girl Blush Elixir de Carolina Herrera, 212 VIP Rosé Elixir também de Carolina Herrera, MYSLF da Yves Saint Laurent, Miss Dior Parfum da Dior, e Paradoxe Intense da Prada. Já os lançamentos de 2023 que mais contribuíram para o crescimento em 2024 foram Invictus Victory Elixir e Phantom Parfum, ambos da Rabanne, Goddess da Burberry, Le Male Elixir de Jean Paul Gaultier, e Fame Parfum da Rabanne.
Na categoria de maquiagem e tratamento, os lançamentos de 2024 que se destacaram incluem o M.A.Cximal Silky Matte da M.A.C, Studio Fix Fluid da M.A.C, Backstage da Dior, Dior Rouge também da Dior, e Revitalessence Skin Glow da Shiseido.
Para Ana Seccato, o desempenho do mercado de beleza de prestígio no Brasil no primeiro semestre de 2024 é relevante já que supera o ritmo de crescimento global. “A América Latina, uma vez mais, performa acima da média global e o Brasil e o Mexico (maiores mercados da região) foram fundamentais para sustentar os resultados, apoiados pelas inovações da indústria”, finaliza.
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