Alimento consumido diariamente nas refeições da maior parte dos brasileiros, o feijão, leguminosa rica em proteínas e fibras, ganha uma nova versão de consumo no pacote de salgadinho. A farinha do feijão é o ingrediente principal do Legumitos, snack da Fit Food, linha de alimentos saudáveis da empresa Latinex.
Segundo a pesquisa “Um olhar estratégico sobre o mercado de snacks no Brasil”, divulgado pela auditoria e consultoria empresarial Delloite, o mercado de chips e salgadinhos no Brasil deve crescer 6,4% entre 2018 e 2023, o maior índice em comparação com outras subcategorias como biscoitos salgados e doces, pipocas e barrinhas de cereais.
Criado para atender às demandas crescentes de consumo relacionadas à percepção de saúde, o Legumitos é fruto de uma consultoria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que analisa e testa o uso da farinha de feijão-caupi em snacks e outros alimentos desde 2013.
O salgadinho de farinha de feijão é um diferencial em relação a outras opções do mercado: uma porção de 25 gramas de Legumitos contém 20% de proteínas, equivalente a 5 gramas da necessidade diária de consumo. Além disso, a farinha de feijão é isenta de glúten e segura para intolerantes e consumidores que restringem o consumo desse derivado do trigo.
Legumitos também é fabricado por extrusão, no qual a farinha de feijão e seus outros dois ingredientes (óleo de girassol e aromas naturais) passam por um processo de pressão com alta e média temperatura, que resulta em uma consistência crocante e aerada dos tradicionais salgadinhos. É também um alimento baixo em gordura, oferecendo uma mudança inteligente para o consumidor, possibilitando manter o hábito de comer salgadinho escolhendo uma versão mais saudável.
As embalagens de 33 gramas do snack também atendem à tendência por pacotes, que oferecem controle calórico para os consumidores da categoria. Já os aromas naturais estão alinhados à redução de ingredientes de origem animal. Os sabores pizza e tomate são veganos; e o sabor queijo, vegetariano.
A matéria-prima abundante na agricultura brasileira permite com que o salgadinho seja acessível. O custo médio por embalagem no ponto de venda é de R$ 4,90.
“Nos últimos anos, o mercado de produtos saudáveis tem evoluído com velocidade e a passos largos no Brasil. Atualmente, estima-se que o mercado global desse segmento esteja em torno de R$ 24 bilhões. Legumitos é mais uma proposta da linha Fit Food de viabilizar o consumo de nutrientes diários no estilo de vida do atual consumidor, que busca por uma alimentação mais saudável em uma rotina que demanda praticidade”, diz Eduardo Moraes, CEO da Latinex.
* Imagem divulgação