Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O impacto da confiança no varejo, no consumo, nos investimentos, na renda e no emprego

Momentum 1.034

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
24 de setembro de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 5 minutos
Amcham: 90% dos empresários querem que governo priorize a política econômica contra 'ano difícil'

A confiança dos consumidores atingiu seu nível mais alto desde janeiro de 2019, sinalizando melhorias no varejo e consumo, mas tem um comportamento distinto da confiança empresarial, que tende a declinar, impactando investimentos, geração de emprego e renda.

A confiança dos consumidores é fator crítico e influencia a propensão a comprar, consumir e impacta de forma direta o comportamento do varejo, mesmo quando a renda está sob pressão, pois pode ser usado o crédito.

E, normalmente, o crescimento da confiança do consumidor antecipa ciclos de expansão de negócios nos setores de varejo e consumo, alternando o comportamento de categorias de produtos.

Por outro lado, a confiança empresarial é fator determinante para o aumento ou redução dos investimentos privados, geradores de emprego e renda no País.

Por tudo isso, é importante acompanhar e, quando possível, explicar e antecipar o comportamento da confiança empresarial e do consumidor pelos impactos na economia e no mercado.

Esse foi um dos temas bastante debatido durante o Latam Retail Show 2023, em diversos painéis, em especial o final com a participação de Abílio Diniz. Quando analisamos o comportamento histórico mais recente desses indicadores, podemos entender os ciclos econômicos e o comportamento desses fatores e, ao mesmo tempo, antecipar o que deve acontecer no futuro mais próximo.

Como mostrado no gráfico abaixo, com base nos dados apurados pela FGV-Ibre nos últimos 18 anos, os dois indicadores, confianças empresarial e dos consumidores, caminharam de forma convergente, com exceção de poucos períodos: o mais forte deles, durante a recente pandemia, do início de 2020 até o início deste ano, quando a confiança dos consumidores caiu muito e a do setor empresarial manteve-se mais alta.

Fonte: Índices de Confiança dos Consumidore e Empresarial , do FGV-Ibre, com análise Mosaiclab, do Ecossistema Gouvêa

O crescimento do Índice de Confiança dos Consumidores neste momento é reflexo de uma conjugação positiva de fatores, que inclui a melhoria de curto prazo do emprego, da renda real, a redução da inflação, em especial na alimentação no lar, e o ampliado programas de auxílios sustentado pelo governo.

A deflação apurada na alimentação no lar tem forte e direto impacto nas classes de menor poder aquisitivo, que representam a maior parcela da população.

O elevado nível de taxas de juros no crédito, a limitada e cautelosa oferta de crédito, a alta inadimplência e o elevado nível de endividamento das famílias, que se alteraram de forma marcante durante o período da pandemia, conspiram para que o índice de confiança não seja ainda maior.

Os períodos de maior confiança do consumidor foram os de julho de 2007 a maio de 2008 e depois de abril de 2010 a dezembro de 2013, quando tivemos a maior expansão do varejo e do consumo na história mais recente do País e que marcaram o que ficou conhecido como Período de Ouro desses setores.

Do lado empresarial, temos no momento um cenário contrário. A redução das taxas de juros traz uma sinalização, sem dúvida, positiva, tanto quanto a melhoria do emprego e da ocupação, ainda que com forte crescimento do emprego informal.

Mas a ainda elevada taxa de juros inibe investimentos e o comportamento fica dividido. É reconhecida a importância do que foi feito na gestão dos juros e seu impacto na queda da inflação, que colocou o País em situação de destaque no cenário internacional, porém, a necessária e cautelosa redução das taxas inibe novos investimentos.

Para o setor empresarial mais ligado ao consumo e varejo, os mesmos dados positivos e negativos que impactam o consumidor geram um comportamento também mais cauteloso, em particular a elevada inadimplência e o nível de endividamento das famílias.

Mas o maior impacto na confiança empresarial é outro conjunto de fatores, de maior relevância nos médio e longo prazos, que envolve indefinições, dúvidas,impactos e consequências de temas fundamentais para o presente e o futuro do País.

Indefinições sérias sobre a reforma tributária e seus impactos diretos em determinados setores, em especial os de comércio e serviços, a retomada das contribuições sindicais dos empregados e a lentidão de tudo que envolve uma reforma administrativa de fato são algumas dessas preocupações.

Tanto quanto o intervencionismo do STF em matérias que confirmam aquela colocação de que no Brasil até o passado é incerto, cuja autoria, também incerta, é atribuída a Pedro Malan ou Gustavo Loyola.

Para não falar de bizarrices tributárias, como a não taxação de importações de produtos de baixo valor, em flagrante e iníqua concorrência com o varejo e a indústria nacionais, que não podem se beneficiar da mesma benesse promovida pelo populismo de curto prazo.

Outros temas relevantes, estruturais e estratégicos também não avançam e têm seu futuro incerto e indefinido. E tudo o que se consegue enxergar é, desde o começo, o compromisso maior com a próxima eleição e não com a nação.

Para despertar e potencializar a confiança empresarial que possa gerar investimento, renda e emprego, fatores fundamentais no desenvolvimento sustentável do Brasil, precisamos ter regras claras e transparentes, reforma administrativa que modernize o Estado, uma reforma do Judiciário, que o coloque a serviço do País e não de interesses políticos, e, principalmente, um projeto de longo prazo para a nação.

Para despertar e potencializar a confiança empresarial que possa gerar investimento, renda e emprego, fatores fundamentais no desenvolvimento sustentável do Brasil são precisas regras claras e transparentes, reforma administrativa que modernize o Estado, reforma do Judiciário que o coloque a serviço do país e não de interesses políticos e principalmente, um projeto de longo prazo para a Nação.

De forma cautelosa, acreditamos que nos curto e médio prazos a confiança do consumidor poderá ainda aumentar e melhorar desempenho do varejo e consumo, mas, enquanto persistir a miopia atual, a confiança empresarial não vai crescer e contribuir para o crescimento sustentável.

E permaneceremos reféns de uma equação antiga e superada no mundo moderno dependendo ainda mais da expansão e sustentação do Estado, com elevada tributação, em vez da dinâmica, iniciativas e visão do setor privado.

Vale refletir.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Alemanha: montadoras do país investem 380 bilhões de euros em veículos elétricos

Próxima Postagem

Trabalhadores do setor automotivo ainda têm espaço para expandir greve, mas há riscos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
Trabalhadores do setor automotivo ainda têm espaço para expandir greve, mas há riscos

Trabalhadores do setor automotivo ainda têm espaço para expandir greve, mas há riscos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.