Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Será que existe o Capitalismo Perfeito?

Claudia Bittencourt de Claudia Bittencourt
24 de outubro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 2 minutos

Segundo Michio Kaku, cientista futurista de 72 anos de origem nipo-americana e um dos nomes mais importantes da Física da atualidade, a resposta é sim.

Ele trouxe a teoria da quarta geração de riqueza – pós-revolução industrial, descoberta da eletricidade e imersão digital, que são consideradas as três ondas anteriores. Na quarta onda, a junção de biotecnologia, nanotecnologia e inteligência artificial é o que vai efetivamente gerar as riquezas do próximo século.

Segundo ele, a geração de riqueza no mundo sempre foi baseada na lei da oferta e procura, sempre com a definição de preços pelo fabricante tendo ou não o consumidor participante dessa decisão. Só que essa equação já não funciona assim há algum tempo.

Fornecedores, distribuidores, consumidores no mundo contemporâneo (e com muito mais facilidade e profundidade no futuro) terão acesso às mesmas informações, já que o mundo dominado por dados e analytics, com informações ao alcance de todos, com custos acessíveis e transparência como principal fator de relacionamento com o público, serão a realidade. E isso para o bem e para o mal. Empresas com práticas não éticas e incorretas serão facilmente (e fatalmente) substituídas.

E é aí que que alcançaremos o capitalismo perfeito. Proporcionado pela tecnologia que a tudo dá visibilidade e é bem mais justo do que o modelo atual, pois resulta em uma concorrência mais leal, menores preços, produtos e serviços melhores.

No capitalismo perfeito a moeda vai ser intelectual, uma vez que as nações que investirem em educação, ciência e tecnologia é que tomarão a dianteira. Mesmo com tecnologia de ponta e os mais revolucionários robôs, serão nas sutilezas do pensamento humano que as máquinas mostrarão sua ignorância. Por exemplo, dilemas éticos, estratégicos, geração de inovação pelo potencial criativo serão ainda e possivelmente por muito tempo, exclusivo dos humanos.  É justamente isso que será supervalorizado no futuro. O conhecimento e pensamento serão o principal capital das nações.

E para ter essa riqueza no futuro e vencer na quarta onda de geração de riqueza será necessário entender a conexão entre capital de commodity e capital intelectual.

Quem já está no caminho é a China, que já há algum tempo deixou de ser o grande parque fabril do mundo, além de produtora de cópias e produtos sem qualidade e hoje se tornou uma geradora de capital intelectual para o mundo.

E para se chegar nesse patamar, é importante a disseminação da democracia, da informação e do conhecimento. O empoderamento das pessoas por meio do capital intelectual é fundamental para a evolução das nações no futuro.

E por que estou abordando a teoria de Michio Kaku? Porque encontrei nessa teoria a ressonância de muito do que acredito. Definitivamente acredito no poder do conhecimento e das relações humanas, essas nunca perderão sua relevância e sua característica de serem essenciais para o futuro da humanidade.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Nordstrom inaugura loja conceito em Nova York

Próxima Postagem

Kiabi lança primeira coleção de moda praia sustentável desenvolvida no Brasil

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt

Claudia Bittencourt é diretora-geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios, parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Kiabi lança primeira coleção de moda praia sustentável desenvolvida no Brasil

Kiabi lança primeira coleção de moda praia sustentável desenvolvida no Brasil

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.