Especialista apresenta dicas de como iniciar um negócio no e-commerce

Empresas que ainda não aderiram ao comércio eletrônico correm o risco de ficar para trás no mundo de hoje

Com o avanço tecnológico e as transformações constantes, muitos negócios já vinham se adaptando ao mundo digital. Entretanto, a pandemia acelerou a migração e grande parte das empresas teve que se reinventar rapidamente para continuar as vendas no on-line.

O que antes era um processo opcional, hoje a empresa que ainda não aderiu ao e-commerce deve começar a pensar estrategicamente para inserir-se nesse negócio, pois este se tornou fundamental, visto que vivemos uma era tecnológica com grande parte da população hiper conectada. Ou seja, por meio dos negócios on-line o alcance se torna ainda maior e atraente.

Pensando neste cenário de oportunidades e afim de auxiliar os empreendedores a terem sucesso no comércio on-line, a Rcell desenvolveu uma plataforma digital com materiais de suporte para pequenos e médios lojistas.

“Além dos serviços com os quais os clientes já contam como: emissão de boletos, envio de documentação, rastreamento de carga, entre outros, a plataforma também inclui um blog com dicas para alavancar sua empresa”, informa Alexandre Elias, CMO do Grupo Rcell.

Para auxiliar os varejistas a terem sucesso do comércio digital, Alexandre Elias, elencou 11 dicas.

Não perca mais tempo – Se você ainda não está vendendo on-line, comece o quanto antes, para não deixar que a concorrência siga atropelando você. Quem já embarcou no e-commerce vai fazer de tudo para não perder o espaço conquistado. Mas nunca é tarde para começar

Comece pelo básico – Não há necessidade de fazer altos investimentos para começar a vender on-line. É possível entrar na onda do e-commerce investindo pouco, de modo que o custo inicial não desequilibre suas contas e permita, ao mesmo tempo, que você dê seus primeiros passos no território das vendas digitais

Registre um bom domínio – Sem um endereço eletrônico (URL), não existe e-commerce. Na hora de registrá-lo, procure incluir uma palavra estratégica que defina seu negócio. Tente usar nomes curtos e fáceis de lembrar. Sites como Locaweb e Kinghost, entre outros, podem auxiliar com o registro do domínio

Escolha sua plataforma – O passo seguinte é escolher uma boa plataforma para e-commerce. As opções são inúmeras e a preços bastante razoáveis. Sites como Shopify, Wix e Magento, são bons pontos de partida. Depois de escolher um plano de mensalidade, você só precisará configurar a plataforma e cadastrar seus produtos. Avalie quais funcionalidades o site oferece, se ela permite integração com os principais meios de pagamento

Capriche no visual – Economizar na criação de uma identidade pode ser um tiro no pé. Lá na frente, se você tiver que reformular, a dor de cabeça tenderá a ser grande. O melhor é contratar um profissional especializado para cuidar disso, pois ele será capaz de desenvolver não só um logotipo, mas todo o planejamento visual que garantirá ao seu e-commerce uma imagem clara, confiável e identificável

Meios de pagamento – Integrar a loja on-line com o sistema de boletos do seu banco e com as operadoras de cartão de crédito costuma significar alguma economia com taxas, mas dá um trabalho danado – e você ainda fica responsável, dependendo do caso, pela prevenção contra fraudes. Por isso, pode ser uma boa ideia recorrer aos intermediadores de pagamento, que fazem a ponte entre sua loja virtual e as instituições financeiras

Use marketplaces – Os shoppings digitais conhecidos como marketplaces – Mercado Livre, Americanas, Submarino, Shoppe, Amazon, Google Shopping e Facebook Shopping, entre outros – são a maneira mais rápida e prática de expor seus produtos a uma grande audiência. Existem várias plataformas de e-commerce (como VTEX e Magento) que oferecem integrações nativas com os principais marketplaces

Abuse das redes – Instagram e Facebook são ótimas ferramentas para impulsionar suas vendas on-line. Além de estimularem a compra por impulso, elas aproximam o lojista dos consumidores e facilitam bastante a sua vida, por exemplo, na hora de tirar dúvidas sobre determinado produto ou divulgar promoções

Experiência do usuário – Tente enxergar seu e-commerce sob a ótica do cliente, colocando-se no lugar dele no momento da compra. Exemplo: muitos consumidores preferem fazer suas compras por meio de dispositivos móveis. Nesse caso, é importante que sua loja virtual funcione bem em celulares

Logística e frete – Como você vai entregar o produto comprado pela internet? E como vai calcular o custo do frete? Sem equacionar essas questões, seu e-commerce não tem como funcionar. Os Correios costumam ser a primeira opção de quem começa um e-commerce do zero, e você pode optar também pela terceirização do serviço de entrega, contratando uma transportadora. Além disso, existe ainda a possibilidade de contratar um motoboy, caso a entrega seja local. O mais importante, qualquer que seja sua escolha, é não prometer prazos que você não consiga cumprir

Entenda a legislação – Sim, existe uma legislação específica para o e-commerce que prevê uma série de boas práticas, entre elas: as informações sobre o produto e seu fornecedor precisam estar descritas de forma clara, incluindo dados como razão social, CNPJ e telefone para contato; os produtos comercializados deverão ser acompanhados de uma descrição técnica, informando cores, peso, tamanho e demais características essenciais; o e-commerce deverá disponibilizar um canal eletrônico para contato do consumidor, como chat ou endereço de e-mail; informações sobre condições de pagamento, entrega e políticas de troca e devolução devem ser claras e completas.

Imagem: Shutterstock

Redação

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