Cada vez mais omnicanalizado, 48% dos consumidores pretendem instalar algum aplicativo para fazer compras durante a Black Friday. O comportamento é semelhante ao ano passado, e 86% das pessoas que instalaram apps de lojas o mantiveram após a data promocional.
Os dados foram divulgados no relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, divulgado pela Neotrust, empresa de soluções de inteligência. O estudo foi produzido com base em dados de 2500 varejistas online de todo o país.
O frete grátis é o principal motivo para downloads de aplicativos (58,8%), seguido de ofertas exclusivas (41,2%), acesso a cupons de desconto (39,2%), entrega rápida (33,3%) e pagamento facilitado (15,7%).
Com o objetivo de se preparar para as promoções e ofertas, 54% dos entrevistados afirmaram que se inscreveram em listas VIP e baixaram os aplicativos das lojas com antecedência.
Decisão de compra
O relatório indicou também que 54% dos entrevistados têm a intenção de antecipar suas compras de Natal durante o evento. No ano anterior, esse número representava apenas 27% das intenções. As categorias que mais terão impacto na queda de preços neste ano são as de roupas e calçados, perfume, maquiagem, cosméticos, chocolates e doces.
Para capturar a atenção do consumidor, é necessário estar atento às suas demandas. 67% dos entrevistados citam descontos nos produtos acima de 50%, enquanto 47% mencionam frete grátis como os principais motivadores para fazer compras não planejadas.
Além disso, 72% acreditam que os preços são realmente os mais baixos, tornando a data um momento chave para aproveitar ofertas vantajosas Os dados mostram ainda que 28% esperam até a sexta-feira para fazer suas compras, enquanto 22% realizam compras ao longo do mês de novembro.
Imagem: Shutterstock